» mais
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Quinta, 05 de junho de 2014, 02h25

05 de junho Dia Mundial do Ambiente. Temos a comemorar?

Penso que vale a pena refletir! Embora com todos os percalços, hoje a sociedade humana pelo menos tem mais informações sobre o que significa a vida. Graças esforços de muitos e da mídia, temos hoje mais qualidade de vida do que tinham na década de 70. Graças à edição de novas leis temos mais segurança e sustentabilidade ambiental.

O dia 05 de junho é uma data importante para se pensar e refletir a preservação da natureza, pensar sobre as agressões sofridas por muitos ecossistemas mundo afora, como por exemplo: lixões a céu aberto, o desmatamento aleatório, incêndios florestais, poluição atmosférica, poluição dos recursos hídricos, recursos edáficos...

Por outro lado, há também o que comemorar com as edições de novas leis, maior sensibilização e conscientização sociedade humana, responsabilidade compartilhada, mudança de atitude das pessoas, mudança de hábitos e postura, disseminação da educação ambiental como modalidade educativa... Seguramente você que está lendo este artigo tem muito a ver com tudo isso, sim. E isso é muito, muito bom.

Quando da realização da primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, conhecidas como “Conferência de Estocolmo”, realizada em 1972, na Suécia, pontuada como um marco histórico da politica internacional do meio ambiente, a situação era muitíssima diferente do que vivemos hoje.

Como referencial decisivo esta conferência fez surgir no mundo novas maneiras de gerenciamentos da politica ambiental no planeta, direcionou a atenção da sociedade e das nações a fazer respeitar e cumprir normas e procedimentos para com o meio ambiente e a vida na sua plenitude.

113 países participaram da conferência, foi um evento extraordinário, onde governantes, cientistas, pesquisadores, gestores e sociedade discutiram caminhos, meios e viabilidades para gestar e gerir politicas públicas legalmente sustentáveis mundo afora.
A principal pauta da Conferência abordava a degradação ambiental causada pelo ser humano e os riscos a sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Certamente temos a comemorar sim! Hoje seguramente temos mais conhecimento sobre a importância da preservação, temos mais consciência do nosso papel nesse processo, seja na sustentabilidade, seja no respeito à continuidade da vida.

Eu particularmente há décadas dialogo com meus alunos, em cursos, palestras e seminários ou conferências a questão do mundo globalizado, e o papel da do ser humano nesse viés de responsabilidade e respeito à vida.

Afinal! Por que o dia mundial do meio ambiente? O dia mundial do meio ambiente foi instituído pela ONU em 1972, para nos lembrar de que o planeta em que habitamos, depende de nós para continuar vivo; assim como dependemos de sua existência para continuidade da vida.

Os principais objetivos das comemorações desse dia são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacidade do ser humano de atuar como agentes ativos na preservação e conservação da vida, na responsabilização de assegurar sustentabilidade da vida, de promover a compreensão da fundamental participação individual ou coletiva na tomada atitudes em relação ao uso dos recursos bióticos e abióticos, no advogar parcerias para garantir que todas as nações um desfrutar presente e um futuro prosperamente vivo no planeta terra.

A partir de 1972 com a realização conferência, houve um chamamento claro e objetivo aos governantes, gestores, sociedade e cidadão para um comprometimento sério, seguro e responsável com a vida. A partir de então as questões ambientais mundiais tornaram-se efetivamente mais conhecidas, e melhor compreendidas por todos.

Celebrado anualmente desde o século passado o “Dia 05 de Junho” como dia mundial do meio ambiente, vem catalisando a atenção das pessoas mundo afora, povos de todas as nacionalidades tem sensibilizado e conscientizado da importância de se preservar a vida.
Participar efusivamente dessa data é estar comprometido com a vida, é renovar as esperanças de dias melhores, é responsabilizar-se enquanto ser humano que vive nesse meio. É interagir harmonicamente com a vida em toda sua plenitude. Participe!

 

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114