Cuiabá | MT 18/04/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Domingo, 08 de junho de 2014, 09h23

Floração do Ipê. Fenômeno de rara beleza !

Com a chegada do período da estiagem a floração dos Ipês prenuncia se teremos inverno rigoroso ou Ameno. A intensidade de sua floração dará o tom desse prenúncio! Como se vê a natureza é sabia! Estamos no inicio do mês junho de 2014 e já podemos pressentir o que virá. Beleza nativa a vista, a floração dos ipês.

O fenômeno da floração dessa espécie vegetal é um dos primeiros indicativos naturais, para demonstrar a intensidade da difusão nas intempéries dos ecossistemas locais e regionais, ou seja, quanto mais seco e frio for o inverno maior será a intensidade da florada, então! Aprecie!

Normalmente o periodo de floração do genero Tabebuia, inicia-se no começo de junho e termina no final de setembro. A frutificação da especies corrre nos meses de outubro e novembro. No entanto pode-se ocorrer floração antecipada, dependendo das condições de intemperies e das variações climáticas reinantes no ambiente.

Ipê? O que quer dizer ipê?“Ipê “ ou"ipé" é uma palavra que provém do tupi “i´pé”, que significa"árvore cascuda”. Ou "Pau-d'arco" referência o suber de sua casca e a resiliência de sua madeira. Os povos indígnas do Brasil a utilizam como matéria-prima na confecção de arcos para caça de animais silvetres ou na defesa da tribo em seu habitat natural.

As especés do genero tabebuia pertencem à familia das bignoniáceas e estão distribuidas em 120 generos, com cerca de 800 especíes catalogadas em todo território brasileiro. É uma planta caducifólia, ou seja, a espécie tabebuia perdem suas folhas em determinado periódo do ano, no caso em tela, antes da floração.

As especies dessa família que mais se destacam são os ipês amarelos, brancos, roxos, rosas, verdes... Quando jovem a especíe Tabebuia apresenta copa aberta e irregular, quando adulta se destaca por seu tronco de porte elevado, cor parda-escuro, copa arredondada e frondosa. Os ritidomas são longitudinalmente, sulcados e transversalmente fissurados.

A casca e a entrecasca das espécies mais pesquisadas apresentam propriedades medicinais e são tradicionalmente utilizadas na medicina popular na América do Sul, especiamente no Brasil. São comumente utilizadas em chas, infusões, para tratamento de amidalites, estomatites, infecções, renais, dermatites, varizes, andiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, antitumoral, febrífugas, cicatrizantes...

As espécies desse gênero são também importante matéria prima para obtenção de madeira utilizada na contrução de mobiliário, construção civil, construção naval, construçãode pontes, edificações, confecção de postes, dormentes, esteios, vigamento para casa, tacos para assoalhos, artesanatos...

Essa importante espécie da flora nativa brasileira é também muito utilizada nas cidadades como planta ornamental enfeitando jardins, praças, bulevares... A exuberância de suas flores multicoloridas, além de expressar sua beleza natural, atraem animais silvestres, aves, roedores, insetos como abelhas, borboletas... Que por sua vez atuam como importantes agentes polinizadores, permitindo a continuidade da vida.

Descrita inicialmente em 1832 como Tabebuia alba=Cham. O Ipê pela beleza de sua florada natural unica, é uma espécie da rica flora nativa brasileira que se destaca por sua beleza natural e profusão de cores especial no Cerrado brasileiro.

Em 1978, a flor da Tabebuia spp, foi reconhecida oficialmente pelo decreto federal n. 6.507, como a flor simbolo do país. Tendo como compaheira nesse ambiente natural o pau-brasil = Caesalpinia echinata, como a árvore nacional. Como se vê, a flora brasileria, além de rica é belissima, então! ajude apreserva-la!

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114