Cuiabá | MT 24/04/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Quinta, 12 de abril de 2012, 10h21

2012 ! Já somos 7 bilhões no mundo, e dai?

Como se vê a população humana mundial continua expandindo em ritmo acelerado, da mesma forma utilizam-se aleatoriamente os recursos naturais! Até quando? Sem a menor preocupação com o futuro, governantes, gestores públicos, empresários, produtores rurais e cidadãos comuns do mundo inteiro continuam a usufruir de forma desregradas do meio ambiente.

O senso demográfico 2011-ONU-organização das nações unidas confirmou que já somos sete bilhões de pessoas vivendo na face da terra! E daí? E daí, é que precisamos respeitar a vida na sua plenitude, precisamos cuidar do ambiente onde vivemos com mais dignidade para que a vida possa ter continuidade, caso contrário pagar-se-á um alto preço pelo descuido, não?
Como se vê a população humana continua crescendo de forma acelerada, aleatória e sem planejamento adequado, e daí? E daí é que tudo que é feito sem planejamento não tem sustentabilidade, portanto senhoras e senhores se não cuidarmos da vida com mais seriedade a coisa vai complicar, isso é fato! Não é inferência!

Pesquisas em curso no mundo mostram que seguindo esse ritmo em 2050 a população humana será de 9,3 bilhões de pessoas circulando no planeta terra, é pouco ou quer mais? Se os governantes e gestores públicos não criar politicas públicas sustentáveis capazes de controlar a taxa de natalidade com eficiência certamente enfrentaremos sérios problemas! É fato!
Nas ultimas décadas vários fatores tem contribuído para aumentar a complexidade dessa questão, como exemplos pode-se citar o aumento da taxa de natalidade, aumento da longevidade, melhoria da qualidade de vida... Hoje milhões de pessoas chegam facilmente aos 60 anos, até a metade do século 21, segundo a ONU, essa população humana vai praticamente triplicar, é pouco ou quer mais?

A expectativa de vida média atual é de 68 anos, em 1950 essa expectativa era de 48 anos, ai esta o x da questão! Portanto, senhoras e senhores necessário se faz cuidar melhor da vida, não? Sabemos que a questão é complexa e que exigirá esforço de todos, especialmente para manter o ar puro, a água limpa e saudável, os alimentos sadios nutritivos, as moradias habitáveis, as fontes de energia inesgotáveis e contínuas, remédios confiáveis para curar os males, espaços para lazeres...
O problema é que continuamos produzindo lixo e poluindo o mundo de forma acelerada e aleatória... Até quando a natureza vai suportar? Você já parou para refletir sobre essa questão que lhe envolve integral e literalmente? Pois então, pare, pense e haja inteligentemente!

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114