» mais
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Sexta, 19 de julho de 2013, 16h29

A floração do ipê! Um fenômeno de rara beleza

Com a chegada do período da estiagem a floração dos Ipês prenuncia se teremos inverno rigoroso ou menos. A intensidade de sua floração dará o tom desse prenuncio! Como se vê a natureza é sabia! Estamos no inicio do mês julho de 2013 e já podemos pressentir o que virá. 

O fenômeno da floração dessa espécie vegetal é um dos primeiros indicativo natural, para demonstrar a intensidade da difusão das intempéries no ecossistema local e/ou regional, ou seja, quanto mais seco e frio for o inverno maior será a intensidade da florada, então!
Normalmente o periodo de floração do genero Tabebuia, inicia-se no começo de julho e termina no final de setembro. Frutificando-se nos meses de outubro e novembro. No entanto pode ocorrer floração antecipada nos meses de maio e junho, dependendo das condições de intemperies e das variações climáticas dominante ambiente.
Ipê? O que quer dizer ipê?“Ipê “ ou"ipé" é uma palavra que provém do tupi “i´pé”, que significa"árvore cascuda”. Ou "Pau-d'arco" referência a sua resiliencia e uso, pelos povos indígnas do Brasil, como matéria-prima é muito utilizada na confecção de arcos para caça de animais silvetre e na defesa da tribo.
As especés do genero tabebuia pertence a familia das bignoniáceas estão distribuidas 120 generos, com cerca de 800 especíes catalogadas em todo território brasileiro. É uma planta caducifólia, ou seja, espécie vegetal que perde as folhas em determinado periódo do ano, no caso em tela, antes da floração. As especies que mais se destacam são os ipês amarelos, branco, roxo, rosa, branco,verde...
Quando jovem a especíe Tabebuia apresenta copa aberta e irregular, quando adulta se destaca por seu tronco de porte elevado, cor parda-escuro, copa arredondada e frondosa. Os ritidomas são longitudinalmente, sulcados e transversalmente fissurados.
A casca e a entrecasca das espécies mais pesquisadas apresentam propriedades medicinais e são tradicionalmente utilizadas na medicina popular da América do Sul, especiamente no Brasil. São comumente utilizadas em chas, infusões, para tratamento de amidalites, etomatites, infecções, renais, dermatites, varizes, andiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas, anttumorais, febrifugas, cicatrizantes...
As espécies desse gênero são importante matéria prima para obtenção de madeira para contrução de mobiliário, construção civil, construção naval, de pontes, edificações, confecção de postes, dormentes, ,esteios, vigamento, tacos assoalhos, artezanatos...
Estas importantes especies da flora nativa brasileira são também amplamente utilizada como planta ornamental em jardins de praças, bulevares... A exuberância de suas flores multicoloriddas coloridas, além de beleza natural, atraem abelhas, passaros,roedores... Que por sua vez atuam como importantes agentes polinizadores (Carvalho, 2003).
Descrita inicialmente em 1832 como Tabebuia alba ( Cham). O ipê lidera entre as especíes da flora nativa brasileira por sua beleza e profusão de cores. Em 1978, foi reconhecida oficialmente pela lei n. 6.507, como a flor simbolo do país.
Tendo como compaheira o pau-Brasil (Caesalpinia echinata), como a árvore nacional. Como se vê, a flora brasileria, além de rica é belissima, então ajude apreserva-la!
 

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114