» mais
Alberto Romeu Pereira
7ee78066f179a8b396ec224adda10a79
Terça, 08 de abril de 2014, 08h39

Amar Cuiabá... melhor não há!

Parabéns Cuiabá. Seu calor tem propósito. Nos faz sentir o prazer de viver nesta terra que tão bem sabe acolher quem aqui chega. E torna todos um povo só. Das ruas, do Choppão ao armazém, do tchopi a barrancas desse rio de vida (e que lutemos pela sua permanência) de barzinhos e peixarias que só quem experimenta sabe o quanto a alma se solta, se sente bem.

Cuiabá das religões, das crenças, da igrejas centárias, dos templos que agregam e da incontável união de gente que trabalha sem cessar em prol do outro. Um sentimento que provoca riso e ao mesmo tempo penetra na alma seu tchpa e cruz. Referência por sinal que ganha o mundo e está inserido no Wikipédia, que destaca ser uma expressão regional típica da cidade brasileira de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, que designa o cuiabano autêntico, "puro de origem", similar às expressões carioca da gema e gaúcho pêlo-duro.

É tão gostoso ouvir os jovens zuando com o linguajar cuiabano, pois de forma descontraida e natural vai construindo um sentimento que de tão puro e sincero deve perservar por toda a vida. É gratificante estar longe daqui e ver pessoas "caçoando"do petxe co maxixe. É gargalhada na certa, mais prazerosa que as expressões gauchesca ou carioca. Somos mais felizes, parece. Afinal, construimos aqui e não levaremos senão as coisas boas, e uma delas é ter vivido em Cuiabá.

Sua transformação, rumo aos 300 anos, certamente vai nos permitir continuar essa coisa maravilhosa do seu povo hospitaleiro, simples e sincero. E que contagia dando prazer em viver em terra tão quente por seu clima e, lógico, por sua gente.

Que tenhamos união pela sua história, pelas suas ruas estreitas do centro velho de Cuiabá; que o Verdão seja eternamente Verdão e que suas torres permançam em nossas memórias como a lenda de homens de uma época que, obstinados pelo simples e puro prazer de viver, sonharam em crescer, e tanto fizeram pelo simples fato de crerem.

Amar Cuiabá... melhor não há!

Alberto Romeu Pereira é jornalista em Mato Grosso. E-mail romeu@plantaonews.com.br
MAIS COLUNAS DE: Alberto Romeu Pereira

» ver todas

Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114