» mais
Alberto Romeu Pereira
7ee78066f179a8b396ec224adda10a79
Domingo, 15 de junho de 2014, 13h13

O crime da Tv Centro América

A Tv. Centro América (Rede Globo) vem cometendo, no mínimo, um desrespeito com o cidadão cuiabano, mato-grossense e a milhares de turistas que estão em Cuiabá durante a realização da Copa do Mundo. Talvez um crime, pois omite em seu jornalismo a realização de um importante evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá e que reúne centenas de artistas regionais que vem se apresentando desde o dia 12 de junho, data de abertura do Mundial.

Trata-se do Arenal Cultural, uma grande área montada no Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, com uma estrutura de qualidade e com dois grandes palcos para apresentação de shows. A programação tem atividades culturais, com exposições e intervenções de artes plásticas, grafite, fotografia, espetáculos indígenas, apresentação da Dança do Congo (de Vila Bela da Santíssima Trindade), apresentações musicais eruditas e tradicionais, da cultura popular e ‘contação’ de história – como consta nos convites. Em vários box estão instalados restaurantes que vão da culinária regional à oriental.

A abertura do evento contou com a participação de ninguém menos que a Banda Vanguart, que é “uma banda de indie rock formada em 2002 em Cuiabá, Mato Grosso, pelo vocalista e violinista Hélio Flanders e ... que ganhou o Brasil e várias partes do mundo” (como tá no Wikipédia) e foi atração recente no Altas Horas, no Programa do Jô, etc... Na sexta-feira, 13 de junho, quando milhares de Chilenos estavam em Cuiabá, teve a apresentação de Luciene Carvalho e tambores, Grupo Chalana de Cáceres e o encantador show “Mulheres Cantam Cuiabá”, com Lorena Ly, Rita Pinta, Juliana Grisólia, Luciana Bonfim, Estela Ceregatti e Ana Rafaela (aquela do The Voice Brasil, portanto evento da Globo).

Imagino que a omissão, ou crime, promovido pela Tv Centro América contra centenas de artistas, como o Grupo Chalana, que veio de Cáceres, os Mascarados, que vem de Poconé e que são “atrações” nos programas da emissora da Globo em Mato Grosso, não merecem, nem de longe, esse tipo de tratamento. O CTG Pioneiros do Centro Oeste também vem de Canarana, distante 830 km de Cuiabá. Lamentavelmente, a emissora vem tratando de forma abjeta àqueles que sempre atenderam às solicitações da emissora. E que é, sem dúvida, uma vitrine para todos.

O Arena Cultural, no Sesi Papa, vai continuar e terá de Dança dos Mascarados a Free Jazz, passando pelo Grupo Incluart de Siriri com crianças especiais, o Flauta Mágica, dentre outros.

O apelo deste artigo não tem por objetivo denegrir ou ofender a emissora, mas provocar a reflexão para se saber se a TV Centro América precisa ter esta atitude. Ela tem o Fan Fest, evento da Fifa e portanto da Globo. Tem a Arena Pantanal (o estádio) e tudo mais. Então, não custaria nada a emissora exercer o seu papel social, de promoção cultural e incluir no seu jornalismo pelo menos um “e tem também ... “. Afinal, se o próprio povo cuiabano e várzea-grandense não é informado, no mínimo os 140 mil turistas vão embora com a impressão que faltou evento cultural. E o que estou tratando é um ato público, com entrada gratis, shows de graça e os pratos dos restaurantes com preços menores que os praticados em suas tabelas - o que teria sido uma exigência da organização. 

Vale lembrar que praticamente todos os eventos promovidos pela TV Centro América são divulgados pelos demais veículos, inclusive seu maior concorrente, a Record local (do Grupo Gazeta) que, por sinal, foi proibida de retransmitir a Corrida de Reis.

Que a direção da TV Centro América se inspire no programa Tá no Ar: a TV na TV, de Marcelo Adnet e Marcius Melhem, da própria Globo, e colabore, ao menos com os artistas, praticando um jornalismo construtivo e de participação para a sociedade neste evento tão importante que é a Copa do Mundo. É justo observar que aos profissionais cabe fazer o que manda a regra. 

Alberto Romeu Pereira é jornalista em Mato Grosso. E-mail romeu@plantaonews.com.br
MAIS COLUNAS DE: Alberto Romeu Pereira

» ver todas

Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114