» mais
Alberto Romeu Pereira
7ee78066f179a8b396ec224adda10a79
Sexta, 16 de setembro de 2016, 11h30

A vida é assim

A morte do ator Domingos Montagner, o Santo, de Velho Chico (Globo) deixa meu coração apertado.

Acompanho a novela pelo enredo que envolve questões familiares, especificamente o fato de quando ele descobre que é pai de Miguel (Gabriel Leone) - já com seus 20 e tantos anos. Depois fica sabendo que Olívia (Giullia Buscacio) não é sua filha. Outra reviravolta na vida.

A atuação da atriz Selma Egrei, no papel de Dona Encarnação também me comove pois (já nos capítulos adiantes) com seus trejeitos expõe uma matriarca solitária e sofrida.

O que tenho com isso: conheci meu pai por volta de 13 anos (em Iporã, Paraná) por duas vezes na forte geada de 1975. Mas segui a vida.. talvez muito veloz e deixei tudo para trás na minha inesquecível Umuarama, no Paraná.

Trabalhei, casei-me com Marcia, mudei-me ainda muito jovem para Mato Grosso (recém feito 20 anos, Márcia com 18 fomos desbravar Alta Floresta e depois Apiacás em 1983). De meu pai sei seu nome, sobrenome e meus possíveis irmãos.

Os capítulos que envolviam os dois personagens (Santo e Miguel) me remetiam a situação que passei. E, nesse meio, entra minha mãe Anísia. Com sua dor e uma história incrível de mulher guerreira e vitoriosa - agora já no céu.

Os dois únicos contatos que tive com meu pai foram bons. Rápidos mas cordiais 'articulados' pelo professor Clovis e seu amigo Rogério. Também tinha um amigo chamado Pedro, que morava na rua de trás da prefeitura de Iporã. 

Tenho escritos a respeito e deixarei para meus filhos e netos.

Os olhares entre Santo e Miguel mexiam comigo. E vão mexer mais ainda. A última informação que tive sobre meu pai é de que teria falecido em Bauru (SP).

Não refiz o caminho. Ora por falta de tempo. Ora por falta de não sei o quê... Nos idos de 1980 escrevi uns 12 capítulos no jornal Umuarama Ilustrado com o título "O Pai que Não Morreu" - que estão arquivados. Um dia sai do forno.

Outra novela é Pai Herói, de Janete Clair - que passou justamente naquele meu período confuso.

Por isso às vezes transcrevo (e digo a mim mesmo) um texto de Clarice Lispector: Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.

 

.


 

Alberto Romeu Pereira é jornalista em Mato Grosso. E-mail romeu@plantaonews.com.br
MAIS COLUNAS DE: Alberto Romeu Pereira

» ver todas

Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114