Cuiabá | MT 20/04/2024
Fernando Parracho
Ed24d7f609ab9ec2701b5b58e8c19f87
Segunda, 27 de abril de 2015, 18h48

Onde o lixo entope o mar

Ontem, o Fantástico exibiu uma reportagem sobre o lixo que flutua na Baía de Guanabara, umas das mais lindas do mundo. E onde serão realizadas as competições de vela das Olimpíadas de 2016. É triste ver o esgoto e o lixo tomando conta do mar.

No litoral do Paraná, em dezembro de 2014, coletei em poucos minutos um saco de lixo e resolvi fazer esta foto (abaixo) na praia deserta da ilha de Superagui. Um lugar paradisíaco, quase inabitado, mas onde o mar lança à praia o que recebe do continente.

Todo o tipo de embalagens plásticas, de vidro, materiais de isopor e outros derivados do petróleo, que provocam a morte prematura de peixes, aves e outros animais. Os moradores da ilha contam que tripulantes de grandes navios que passam ao largo da costa lançam lixo ao mar.

E a gente sabe que por mais inóspita, deserta e distante que seja a ilha, a sujeira, a poluição e materiais que poderiam ser reciclados são jogados nas ruas das cidades, terrenos baldios. Depois, são carreados pela chuva para os rios e vão parar no mar. Triste.

O lixo está na nossa conduta, na nossa falta de educação, no nosso comportamento que não demonstra nenhuma preocupação com o destino que devemos dar a tudo que já usamos e aparentemente não nos serve mais.

.

O PlantãoNews, com sede em Mato Grosso, reproduz este artigo postado originalmente no WordPress.com por duas razões: somos ricos em rios e também somos turistas quando vamos ao mar. Portanto, conscientização não tem lugar.

 

Fernando Parracho é do jornalista, repórter da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná e blogueiro [ http://fernandoparracho.com/ ]
MAIS COLUNAS DE: Fernando Parracho

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114