Cuiabá | MT 28/03/2024
Emanuel Pinheiro
571ec15bfac6ba8d904fa18c61c326b9
Sexta, 08 de abril de 2016, 17h55

Cuiabá, o que desejar a você?

Com 297 anos de história, a Cuiabá dos meus amores, é de marejar os olhos de emoção de todos. Construída com a força do povo que nasceu aqui, mas também do povo que veio aqui morar. Com um passado de conquistas e glórias, não somos mais apenas uma cidade dos cuiabanos, somos uma cidade dos brasileiros. Então, o que desejar a esta cidade? O que você desejaria?

Desejo que todo nosso característico espírito fraterno e hospitaleiro esteja presente no coração de toda família cuiabana e que os bairros da área central até as regiões mais distante tenha a mesma infraestrutura física e social, incluído aí nossos vizinhos mais próximos, com os quais precisamos planejar e agir conjuntamente.

Desejo que em um futuro bem próximo não sejamos mais citados como uma das cidades mais violentas do Mundo e que possamos combater o crime e punir exemplarmente os criminosos. Mas reconhecer que a violência também é produto da pobreza, do desemprego, da falta de saúde e educação, da vida sem estrutura digna e também do vazio no coração das pessoas, o que não poderá ser resolvido com programas isolados da administração pública.

Reconhecer que a carência material é sustentada pela indiferença social e a crueldade individual é um obstáculo para iniciarmos o resgate da paz no relacionamento humano. Precisamos mudanças nas políticas públicas, mas também no coração e na mente das pessoas.

Desejo uma transformação na consciência e um comprometimento por parte dos agentes públicos. Que os olhos dos gestores estejam abertos e com o mesmo sentimento para todos os cuiabanos. Que haja um senso de empatia mais forte para equilibrar a balança da nossa política em favor dos que precisam mais. Que a solidariedade não seja apenas um valor a ser cultivado individualmente, mas um valor que permeie as práticas da gestão pública e das relações políticas.

Essa é a Cuiabá que desejo para nós e para nossos filhos. Temos história, tradição, conquistas, talentos e recursos para garantir um futuro melhor, com base econômica pujante e políticas promissoras. Precisamos do comprometimento de governo e coletividade com o que temos em comum: esperanças e sonhos, desejo de felicidade.

O ideal é encontrarmos soluções criativas para manter e ampliar a qualidade de vida das pessoas. A Cuiabá dos 300 anos tem raízes nas nossas lembranças do passado e nas grandes transformações do presente que, juntos, realizamos. São reflexões como esta que estão nos fazendo trabalhar incansavelmente com os olhos voltados para as pessoas.

A Cuiabá mais humana depende da atitude de cada um de nós.

Parabéns Cuiabá!

Emanuel Pinheiro foi deputado estadual em Mato Grosso e é prefeito de Cuiabá (2017-2020)
MAIS COLUNAS DE: Emanuel Pinheiro

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114