Cuiabá | MT 24/04/2024
Antero Paes de Barros
Dde0e58f072f809b500adcd74e6bbbf3
Quarta, 19 de março de 2014, 11h19

Comunicação do governo afundou Silval

O governador Silval Barbosa apresenta os primeiros sinais de reação positiva com relação às obras da Copa do Mundo de 2014. Nesta semana, a cidade de Cuiabá pode comemorar cinco inaugurações, todas muito importantes para desafogar o trânsito da cidade. E para novembro estão previstas as inaugurações de duas obras significativas, o trevo do Despraiado e o viaduto em frente a Sefaz e o Grande Templo. Com isso, Cuiabá vai ganhando ares de modernidade.

Apesar das inaugurações, o desgaste do governador continua. E só não está maior porque o próprio Silval assumiu as rédeas da comunicação e resolveu colocar um pouco de verdade, nas comunicações do governo. Um exemplo: o governador acabou com o ufanismo da Secom do Estado que mostrava o VLT, com a técnica da computação gráfica, funcionando normalmente pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande. Foi necessário o governador vir a público e dizer que o VLT não ficará pronto para a Copa, com a afirmação de que, mesmo assim a obra é muito importante. E é mesmo. O que estava errado era a insistência com a mentira do seguidor de Goebells, Carlos Rayel.

Além de Rayel que prejudicou muito a comunicação do governo, pois insistiu o tempo todo em esconder a verdade, quando a apresentação dela em nada diminuiria os méritos das obras planejadas pelo Estado, o governo agora tem que enfrentar outro mitômano: Maurício Guimarães. O todo poderoso secretário da Copa vem insistindo em mostrar normalidade na execução das obras da Copa, quando todas elas estão visivelmente atrasadas. Inclusive, as inauguradas foram feitas com bastante atraso. A Secopa está tão perdida que não tem mais controle sobre o atraso.

Não bastasse isso, o Secretário da Copa tem contado lorotas para o governador, como, por exemplo, estimulando-o a apertar as empreiteiras, a fim de que elas cumpram o prazo contratado. A cada cobrança dura que o governador Silval faz para os empresários recebe a demonstração de que na verdade, o Estado é que está inadimplente com as empresas e estas tiveram que recorrer a bancos e recursos próprios para colocarem as obras onde elas estão. No sufoco, algumas estão diminuindo o ritmo das obras, em um momento que é necessário aumentar o ritmo para tranquilizar o Estado e seus habitantes em relação ao grande evento.

A TV Centro América fez reportagens no jornal Bom Dia Mato Grosso da última sexta feira, onde demonstra que as obras dos Centros de Treinamentos estão atrasadas. Eram para estar prontas em dezembro deste ano e, na melhor hipótese só estarão concluídas em abril, menos de 60 dias antes da abertura da Copa.

Culpa das empreiteiras?

- Coisa nenhuma. Após apertar os empresários, o governador ficou sabendo que o estado está inadimplente em mais de R$18 milhões de reais com as empresas que fazem as obras dos Centros Oficiais de Treinamento, do Pari em Várzea Grande e da UFMT. As obras estão nesse estágio atual, em função das empresas terem colocado recursos próprios e o ritmo vai diminuir, pois não é função delas financiar essas obras públicas. É necessário esclarecer que as seleções que vão jogar na Arena Pantanal necessitarão dos Centros Oficiais de Treinamento. Embora já tenha sido divulgado pela imprensa nacional que algumas seleções ficarão em outros Estados, na verdade estarão se deslocando para Cuiabá, 48 horas antes dos jogos e necessitarão dos COTs funcionando normalmente. Ou o Estado resolve agora as pendências com as empresas, ou pode ver comprometido esse novo prazo de abril.

O pior em tudo isso é perceber que o governador quando chama os empresários para dar bronca, desconhece a verdadeira situação das obras. Os secretários de Silval mentem para o respeitável público e também para o governador.

Essa a verdadeira explicação para o resultado das últimas pesquisas em Mato Grosso, com o governador ostentando mais de 60% de ruim ou péssimo. Esse o resultado da política de comunicação de Carlos Rayel que com um governo cheio de obras para divulgar conseguiu afundar a imagem do governador Silval Barbosa.

A comunicação com mentiras não é solução para ninguém. O governo já está experimentando isso.  

Antero Paes de Barros é radialista, jornalista e advogado. Foi vereador, deputado constituinte e senador da República.
MAIS COLUNAS DE: Antero Paes de Barros

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114