Cuiabá | MT 19/04/2024
Luciano Souza
9fc53c0a8f726f853674c648a926594f
Domingo, 29 de maio de 2016, 08h14

Servidores façamos a diferença!

Inicio essas linhas com o significado de Servidor: aquele que serve a alguém ou a uma instituição; servo, servente, empregado; obsequiador, serviçal. Servidor Público, funcionário do Estado.

Diante de tal palavra importante me veio à mente, a Bíblia, mais precisamente o Evangelho de Mateus escrito por Mateus em Jerusalém para Comunidade de Judeus Cristãos (70 d.C). No Evangelho no capítulo 20, versículo 28, Mateus, fala sobre Jesus Cristo, as seguintes palavras: “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Que exemplo maravilhoso. Jesus Cristo viveu e morreu servindo às pessoas. Jesus Cristo fez a diferença no mundo.

Quero então compartilhar o ensinamento do Mestre Jesus Cristo que está no capítulo 7, versículo 12 de Mateus: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas”.

O Mestre ensina que devemos fazer o bem a todos, porque fazendo isso todos nós seremos beneficiados. A seguir veremos como esse ensinamento é considerado na Teologia, na Psicologia e na Antropologia, vejamos:

A palavra para esse ensinamento na Teologia é Ágape, palavra grega, amor sublime, mais alto, esta palavra descreve um amor desinteressado, de alguém que se dispõe a dar de si mesmo sem esperar receber nada em troca. É o amor que leva alguém a oferecer a sua própria vida para salvar a outros.

A palavra para esse ensinamento na Psicologia é Empatia, capacidade para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A palavra para esse ensinamento na Antropologia é Alteridade, qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro". Quando é possível verificar a alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.

O Mestre fala de lei. E acabo de ter uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O Servidor e a Administração Pública não vivem sem o Art. 37, onde diz: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

Tenho certeza que todos nós Servidores podemos e queremos fazer a diferença no Estado. Pois nascemos e vivermos para servir às pessoas como a própria palavra analisada nos diz. Com amor ao serviço e a lei seguimos avante.

Com essas linhas termino dizendo: Servidores Façamos a Diferença!

Luciano Souza de Arruda, Analista Desenvolvimento Econômico e Social, Advogado, Filósofo e Teólogo. E-mail direitooabmt@gmail.com

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114