» mais
Benedito Figueiredo Junior
77d4f7c7be11eb65a25425b7812c55df
Sexta, 23 de novembro de 2018, 15h34

Gordura pode voltar após uma lipo? Mito ou verdade?

Essa é uma pergunta constante de pacientes. Se quem já se submeteu a uma lipoaspiração pode perder a cirurgia e engordar tudo de novo. A resposta é simples, as células de gordura retirada na cirurgia não retornam, mas as que restaram no corpo podem sim aumentar de tamanho é o que chamamos de hipertrofia.

 

Só temos 2 únicas formas de aumentar qualquer parte do corpo pelo aumento no número de células de gordura: na infância e na adolescência, chamada hiperplasia e pelo aumento da célula de tamanho que acontece quando engordamos enquanto adultos, a hipertrofia. Portanto, no adulto o principal mecanismo de engordar é aumentar o tamanho de cada célula que existe.

 

Quando fazemos uma lipoaspiração, retiramos grande parte das células de gordura, algumas poucas permanecem. Se essa paciente não se cuidar evitando a ingestão de 'besteiras' como doces, bolachas, hambúrgueres, refrigerantes e carboidratos em excesso, as células que restaram no organismo vão aumentar de tamanho e aí o paciente engorda e a opção é fazer dieta e exercícios físicos ou esperar pelo menos 6 meses para fazer uma nova lipo, tempo para que o edema seja reabsorvido pelo organismo.

 

Concluindo, as áreas não mexidas tendem sim a engordar mais após uma lipoaspiração do que áreas aspiradas, mas áreas operadas também podem aumentar. Por isso a manutenção com bom estilo de vida é essencial pra quem pensa em remodelar o corpo.

 

Mas o certo é mesmo passar por uma avaliação médica do cirurgião que fez o procedimento para a definição do tempo certo.

 

De qualquer forma o ideal para não se submeter novamente a uma lipo é procurar fazer atividades físicas e manter uma dieta equilibrada.

 

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplatica@gmail.com
MAIS COLUNAS DE: Benedito Figueiredo Junior

» ver todas

Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114