Cuiabá | MT 28/03/2024
Marcel Yamada
E981aebc800944e5d9904da546b4de8f
Segunda, 04 de setembro de 2017, 17h13

Dores nas pernas e nas costas, o que pode ser?

Sintomas como dor, fraqueza e dormência nas pernas com piora ao caminhar são alguns sinais que podem estar relacionados à ‘estenose de canal lombar’. A patologia se deve ao estreitamento do canal vertebral na região lombar por onde passa as raízes da medula. O agravamento desse estreitamento acontece quando se anda ou fica de pé, piorando os sintomas. Há uma melhora ao sentar-se, pois ocorre um aumento do canal aliviando a compressão das raízes.

Esta é uma condição associada ao envelhecimento da coluna acometendo principalmente a população idosa. Em sintomas leves é indicado tratamento conservador com fisioterapia, pilates ou osteopatia. Em casos que não há melhora ou sintomas incapacitantes, o tratamento cirúrgico é uma opção.

Hoje há possibilidade de realizar cirurgias pouco agressivas ao paciente com técnicas menos invasivas. A ‘Cirurgia Minimamente Invasiva’ é um conceito de cirurgia na qual, por meio de pequenas incisões cirúrgicas, são descomprimidas as raízes. A cirurgia é realizada com auxilio de microscópio, o que permite visualizar as estruturas com grande aumento.

Os cortes têm dimensões de 2,5cm a 3,0 cm, o que causa mínimo trauma na musculatura da coluna. Assim, o paciente já pode voltar a andar no mesmo dia após a operação e pode receber alta no dia seguinte, com rápido retorno às suas atividades. Na grande maioria dos casos em que não há instabilidade da coluna, não é necessário a colocação de próteses pois se preserva a estrutura da coluna.
Outra causa comum desses sintomas é devido a obstrução crônica de artérias dos membros inferiores, podendo ocasionar sintomas semelhantes. Caso apresente esses sintomas procure um especialista. A realização de atividades físicas rotineiras, não fumar e manter peso ideal são algumas medidas indicadas para manter sua coluna saudável.

Dr. Marcel Yamada é médico especializado em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. É diretor da clínica Yamada e atua em Cuiabá sob o CRM 8470.

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114