Cuiabá | MT 17/04/2024
Renato Gomes Nery
1135fb7e46b52733035dbd3f5c3e3e6a
Quinta, 29 de novembro de 2018, 19h45

Ponto facultativo

Temos um governo recém-eleito
em cima dos desmandos
e das patifarias de toda ordem
.

O dia 02 de novembro (quinta-feira) foi de finados e, por cauda disto, declarado ponto facultativo o dia 01.11.2018 ( sexta-feira). No dia 15 de novembro (quinta-feira) é dia da Proclamação de República e, por este motivo, o dia 16 de novembro (sexta-feira) foi ponto facultativo. Dia 20 de novembro (terça-feira) é o controvertido dia da Consciência Negra que é feriado, mas não se trabalhou, também, no 19.11.18 (segunda-feira) que foi declarado ponto facultativo. Num mês de 30 dias e semana de 05 dias, por 06 dias o Poder Público se dá ao luxo de não trabalhar, por conta de feriados e pontos facultativos. Um mês tem em média 22 dias úteis, então se trabalhará no mês de novembro 16 dias. Pasmem.... 16 dias!

Já abordei este assunto quando da passagem da Tocha Olímpica por Cuiabá, em que se declarou Ponto Facultativo, mas nenhum funcionário foi ver ou correr atrás da famigerada Tocha. Enfim, um abuso e uma farra com o rico dinheiro do contribuinte e um tributo ao ócio. 

Diz-se que não se pode comemorar os feriados a não ser nos dias em que lhes é contemplado. Será?
Não se descobriu ainda a fórmula do êxito, do sucesso e de desenvolvimento a não ser com muito trabalho. Afirma-se que o Brasil é um dos campeões mundiais dos feriados, mas se não for deve, com certeza, ser o campeão dos criativos e engenhosos pontos facultativos. O curioso é que não se tem notícia de algum barnabé que reclame de trabalhar pouco!

Diz-se que não se pode comemorar os feriados a não ser nos dias em que lhes é contemplado. Será? Se o feriado é uma homenagem a um vulto, a uma data ou a um santo, eu não vejo por que, pela mais pura sensatez, de que as homenagens e as devoções não possam ser prestadas em outros dias, como segundas e sextas-feiras, quando coincidirem com a terça, quarta ou quinta feiras da semana. Se esta ideia sensata fosse adotada teríamos 03 dias a mais de trabalho do serviço neste mês de novembro de 2018. Já imaginou quantos dias de trabalho teríamos a mais durante o ano! 

E se extinguisse boa parte dos feriados! Por que não? Alguns deles convenhamos é de chorar! Homenagem ou devoção não é sinônimo de repouso! Portanto, a situação poderia ficar melhor ainda, com menos feriados - que quando não caíssem em sábados e domingos - fossem comemorados no primeiro ou no último dia da semana.

Seria o Brasil um caso perdido? Quando se cerca de um lado, o engenho do nosso crônico macunaismo descobre e facilita outro! E assim se vai levando a vida na indolência dos dias quentes e lânguidos destes Tristes Trópicos!

Entretanto, não custa tentar! Temos um governo recém-eleito em cima dos desmandos e das patifarias de toda ordem. Está na hora de passar o País a limpo! Ou se faz isto ou vamos continuar a amargar o nosso cativo lugar na fila dos países do obscuro Terceiro Mundo.

Renato Gomes Nery é advogado em Mato Grosso.

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114