Cuiabá | MT 19/04/2024
Juacy da Silva
2f6507c911020ffc8d03deea01bc8636
Segunda, 16 de novembro de 2015, 01h38

Reunião do clima e terrorismo

Todos os meios de comunicação, principalmente dos países ocidentais e mais desenvolvidos deram um grande destaque a mais um múltiplo atentado terrorista  ocorrido neste final de semana em Paris, capital da França, quando, centenas de vítimas inocentes foram atingidas. Pela última contagem 129 pessoas perderam suas vítimas e mais de 300 foram feridas, algumas gravemente e ainda correm risco de morte.

O uso do terrorismo como instrumento ou arma política e militar sempre atinge pessoas inocentes e aqueles que utilizam este tipo de arma buscam, na verdade, infundir o medo generalizado e a insegurança em toda a sociedade e não apenas nos governos , criando o pânico, enfim, além das consequências físicas e materiais, esta é , na verdade, uma guerra psicológica de longa duração, afetando todas as pessoas.

Paris, deverá sediar dentro de duas semanas, a partir do dia 30 deste mes de novembro até dia 11 de dezembro próximo, a COP 21 – Reunião do Clima, quando deverão comparecer mais de 130 chefes de Estado e de Governo e Delegações compostas por altos dignatários de mais de 180 países, territórios, organismos internacionais, centros de estudos e de pesquisas, cientistas e organizações não governamentais.

As previsões indicam a participação de mais de 20 mil pessoas, incluindo cidadãos e cidadãs comuns e milhares de ativistas e ambientalistas. Diante deste novo atentado dos últimos dias e também diante da decisão tanto da França quanto da ONU em realizarem este importante evento para as discussões e busca de novos caminhos que reduzam a própria destruição do planeta, e também a firme disposição de figuras importantes no cenário internacional com o Papa Francisco, os Presidentes de todos os países do G7, com destaque para os Presidete Obama, dos EUA, dos BRICs e para os presidentes da China e da Rússia, do Secretário Geral da ONU para participarem desta Conferência do Clima, a questão da segurança será, mais do que nunca, fundamental. As previsões indicam que só a França deverá mobilizar mais de 30 mil policiais e militares, além de forças especiais de outros países para protegerem essas autoridades.

Diversos líderes mundiais tem afirmado que as mudanças climáticas, o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio e suas consequências econômicas, sociais, políticas, humanas e também ambientais são muito mais importantes do que o terrorismo, que acaba ocupando um espaço muito maior nas atenções das pessoas e da própria mídia do que o futuro do planeta e da própria humanidade.

Um alerta recente de cientistas indica que a continuarem as mudanças climáticas e o aquecimento global diversas e sérias consequências deverão ocorrer como a elevação do nível dos mares afetando mais de um bilhão de pessoas que vivem em suas proximidades, afetando milhares de cidades que ficcam nas costas litorâneas, aumento dos desastres naturais como chuvas torrenciais, furacões, maremotos, secas, mais desertificação.

Outra séria consequência será o aumento dos níveis de pobreza e miséria, tendo em vista que tais consequências ambientais deocorrentes das mudanças climáticas afetam de uma maneira mais direta e intensa as camadas mais pobres tanto das áreas urbanas quanto do meio rural.

Vamos refletir com mais caminho para que essas graves questões possam ser analisadas mais em profundidades e o mundo possa ser realmente sustentável e possamos viver em uma paz verdadeira, longe de guerras, conflitos armados e de tanta violência, onde o terrorismo é apenas uma de suas facetas.

Juacy da Silva, professor universitário, fundador, titular, aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista de jornais, sites e blogs. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy
MAIS COLUNAS DE: Juacy da Silva

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114