Cuiabá | MT 23/04/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Sexta, 17 de junho de 2016, 09h10

O que é setor produtivo?

Os setores produtivos da economia de um país, estado ou região se caracteriza pelas as atividades econômicas nele desenvolvidas. São definidos didaticamente falando em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Assim, a economia de um país pode ser alavancada de acordo com os produtos por ela produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico natural de um país, estado ou região.

O setor primário está relacionado a produção através da exploração especialmente dos recursos da naturais. Pode-se citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça... É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
Setor Secundário, é o setor da economia que transforma as matérias-primas, produzidas pelo setor primário, em produtos industrializados como exemplos, roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas.

Como existem conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma expressiva base econômica concentrada no setor secundário.

Setor terciário, é o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como por exemplo, atividades econômicas deste setor, pode-se citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários, administrativos, transportes.

Este setor é marcante nos países com alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é a nação, estado ou região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o setor terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

Portanto, é de suma importância que, ao focar setor produtivo a mídia atente didaticamente para os três setores que compõe os setores produtivos, para que não paire dúvidas sobre as populações humanas menos esclarecidas, e até mesmo aos produtores rurais que miram tão somente o setor primário como sendo este o setor.

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114