Cuiabá | MT 19/03/2024
Enock Cavalcanti
8583a312b6eef28509779047c9a74a8e
Quinta, 31 de agosto de 2017, 18h53

Quem começou essa onda

Meus amigos, meus inimigos: de repente, se percebe que tem mídia de menos para tanta corrupção revelada pelo garimpeiro Silval. O cidadão mais consciente tem que comprar os dois jornais, acessar todos os sites, se integrar em número infinito de grupos de WhatsApp para conseguir um mínimo de entendimento sobre o que aconteceu, na gestão passada, em Mato Grosso.

Velhos vícios e políticos viciados são expostos em toda a sua sordidez. Nomes sempre comuns nas denúncias, como Gilmar Fabris, Sérgio Ricardo, agora aparecem ao lado de debutantes como Luciane Bezerra. Você se espanta – e percebe que sabe muito pouco do que realmente aconteceu.

O governador Zé Pedro Taques quando fala de corrupção, gosta muito de limitar o espaço temporal. E só aponta seu dedo duro para Silval, como se toda a bandalheira deste Estado fosse responsabilidade única do afoito garimpeiro. Mas qual! O garimpeiro, no final das contas, até que está sendo legal, contando tanto – e muita coisa documentada por vídeos reveladores. Como é que Emanuel e Alexandre César irão desmentir a força daquelas imagens?

O desafio é levar a apuração até o fim. Pra começar, é preciso superar a limitação que Zé Pedro tenta impor aos fatos. Que Silval que nada, começou bem antes! Na administração do parceiro do Zé Pedro, Blairo Maggi, a maracutaia andou solta, e o sojicultor passará o resto da vida se explicando na Justiça sobre a grana que teria jorrado em seus bolsos e de seus parceiros.

Éder Moraes é criatura de Maggi, mas a gente deve lembrar que José Riva iniciou sua carreira quando Dante de Oliveira e Antero mandavam e desmandavam. Se Sérgio Ricardo comprou sua vaga, se a Mesa da Assembleia tinha sempre um preço, o que será que se descobrirá se tivermos a coragem de investigar como Dante e Antero orientavam suas nomeações? E Jayme Campos? Dona Thelma parece que não perdeu o jeito, e surge agora apontada como mulher de garganta profunda na hora da propina. E tudo que Palmério Dória revelou sobre o possível enriquecimento do Homem das Diretas e seus familiares, jamais foi contestado.

E por que não recordar a ação popular que Chico Daltro impetrou contra Riva, Antero, Bosaipo e Dante, cobrando a devolução do dinheiro do antigo Bemat que teria ido irrigar campanha do Manoel do Presidente a prefeito de Tangará?

Não, não, Zé Pedro Taques! A coisa não começa com Silval. Tenha a coragem de percorrer conosco todo o caminho. E iremos chegar ao governador que era chamado Dom Ratão – e continuar avançando… 

Enock Cavalcanti é jornalista e advogado. Como sindicalista foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa de Mato Grosso e compõe o conselho fiscal do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso. E-mail: enockcavalcanti@gmail.com
MAIS COLUNAS DE: Enock Cavalcanti

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114