Cuiabá | MT 19/03/2024
Leonardo Pio da Silva Campos
C88201c23385752fd3045eac915cb6b9
Terça, 10 de outubro de 2017, 17h33

Reage MT

 

 

Muitos dos fatos recentes envolvendo escândalos de corrupção e de vilipendio ao patrimônio público têm sido encarados por muitos interlocutores da sociedade como uma forma de expurgação. Mato Grosso e o país estão vivendo uma fase decisiva na qual as investigações exercidas pelos órgãos de controle estão expondo os crimes e atos ilícitos de pessoas públicas, eleitas ou não, cuja função deveria ser a promoção de um estado democrático de direito com idoneidade e transparência.

 

Todavia, a sociedade civil organizada assim como toda a sociedade não pode passar diante dos fatos sem se engajar e sem exercer sua prerrogativa de fonte de onde emana o poder. Foi pensando neste pressuposto que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) liderou a criação do movimento "Reage MT".

 

O Reage MT é formado por 57 entidades da sociedade civil, com representantes de todos os setores econômicos, entidades, associações e sindicatos representativos de classe. Esse movimento surgiu com o intuito de se promover um debate profundo com os horizontes que precisam ser enxergados seja dentro dos poderes públicos seja na sociedade como um todo.

 

Essa é uma premissa que indica que nós sociedade precisamos instituir meios de perseguição à corrupção e eliminar esse vício em todos os sentidos e âmbitos sociais para que um dia, espero que não tão distante, possamos colher os frutos de uma sociedade democrática, livre, moderna e que atenda com eficácia as demandas de todos os cidadãos.

 

Este engajamento se faz necessário porque o combate contra a corrupção precisa ser preventivo e não apenas após o fato. Exemplo disso é que nós sociedade só tivemos conhecimento dos desvios de mais de R$ 1 bilhão após a delação premiada do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

 

É angustiante pensar que outros montantes que supostamente possam ter sido desviados dos Cofres Públicos, e que talvez muito desse dinheiro nem volte mais para onde deveria que é a serviço do povo, só virão a conhecimento público caso haja novas delações premiadas.

 

Não venho aqui criticar o instituto jurídico da delação premiada, afinal graças a este subsídio legal é que muitas organizações criminosas estão sendo desfeitas. O que critico é o fato de que ainda estamos em um grau de evolução social no qual atitudes behavioristas precisam ser estimuladas para que criminosos falem a verdade. Isso, sem sombra de dúvidas chega a ser infantil e no mínimo uma agressão ao bom senso.

 

Por essa razão que o movimento Reage MT quer envolver toda a sociedade nessa luta de conscientização coletiva da importância de construirmos novos rumos para o estado de Mato Grosso e para o país.

 

Por fim, fica o convite para que mais entidades representativas de classe e toda a sociedade faça parte do Reage MT, essa é uma luta que estamos construindo em conjunto para colhermos frutos prósperos de justiça, dignidade, direitos e cidadania.

Leonardo Pio da Silva Campos foi presidente presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso; em 18 de Dezembro de 2015 assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional MT
MAIS COLUNAS DE: Leonardo Pio da Silva Campos

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114