Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Evaristo Ricci Volpato
031e8e7c99789f7c2c808ac39be2ceb8
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 10h46

O trabalho do CRO é proteger a sociedade

O mês de janeiro acaba de se encerrar e nesses primeiros dias de 2018, a odontologia em Mato Grosso já registrou a prática ilegal da profissão. No início de janeiro de 2018, a Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, prendeu em Cuiabá um suspeito por prática ilegal da Odontologia. A prisão em flagrante foi resultado de uma denúncia feita pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), ainda em 2017.

 

O balanço feito pelo CRO-MT revela que, no ano passado, oito pessoas foram flagradas praticando exercício ilegal da profissão (falsos dentistas). Durante todo o ano de 2017, o Conselho realizou 1.540 ações de fiscalização, em 24 municípios mato-grossenses, além disso, recebeu 216 denúncias sobre algum tipo de conduta suspeita.

Se por um lado é ruim constatar que em pleno século XXI ainda existem pessoas que se arriscam a lidar com a saúde (e a vida) das pessoas sem a capacitação necessária, é um incentivo começar o ano tendo um falso dentista sendo autuado, pois serve de alerta: o CRO-MT está vigilante e atuante.

 

É função do CRO promover ações de proteção à sociedade e de garantia de segurança da população no que concerne à saúde. Por este motivo, as fiscalizações continuam com toda a força em 2018. E mais uma vez pedimos a colaboração da população, pois os falsos profissionais se escondem e somente por meio de denúncias conseguiremos coibir esta prática – que pode ser fatal.

 

Para além da fiscalização, o Conselho realiza ações preventivas às más condutas da profissão, por meio da Educação Permanente, com seminários, palestras e encontros da classe na Capital e através do CRO Itinerante, que leva informações e atualizações aos profissionais que estão no interior.

 

Cerca de 5 mil quilômetros foram rodados pela equipe do CRO-MT durante a edição 2017 do projeto CRO Itinerante. No total, 13 municípios localizados em todas as regiões de Mato Grosso receberam as visitas e 209 profissionais foram atualizados sobre temas relevantes para a profissão.

 

Por todos esses resultados podemos constatar que 2017 foi um ano positivo para o CRO-MT, mas ainda há muito trabalho para ser feito e 2018 promete.

Luiz Evaristo Ricci Volpato é cirurgião-dentista em Cuiabá e presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT)
MAIS COLUNAS DE: Luiz Evaristo Ricci Volpato

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114