Cuiabá | MT 19/03/2024
Gilberto Figueiredo
7a1f4f972647d6dd93f9b82d541141ae
Quarta, 08 de agosto de 2018, 10h04

Um respiro entristecedor para a Educação

Infelizmente, nesta terça-feira (07), o Estado de Mato Grosso viveu uma mobilização na Educação. A movimentação em questão paralisou escolas mato-grossenses – podendo ter atingido a mais de 700 unidades escolares – e é uma resposta à ausência dos repasses estaduais do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE).

O não repasse da verba, no entanto, resultou numa dívida que chega a R$8 milhões de reais. Neste contexto, o Governo ainda procura negociar uma nova data para o repasse do valor em falta.

Vejo muito tristemente o atual cenário, afinal, pode ser que aproximadamente 300 mil alunos tenham sido afetados direta ou indiretamente em território mato-grossense.

Não tem nem como mensurar o enorme prejuízo sentido por nossas crianças, pelos professores e demais profissionais da Educação e também pelo Estado – que, sim, estabelece um cronograma para a Educação, possivelmente afetado por mobilizações como essa.

Ainda assim, é válido ressaltar que tal paralisação, apesar de acarretar muitas consequências negativas, é legítima e suscita uma discussão urgente. É inadmissível, por exemplo, que diretores de escolas façam dívidas pessoais em decorrência de uma falha de gestão.

Sendo ex-secretário de Educação de Cuiabá, vejo como prioritária a negociação entre os representantes da greve e os dirigentes do Estado, por acreditar que um bom diálogo poderá dar fim ao movimento de paralisação.

Um acordo rápido e eficaz culminaria em menos prejuízos para a nossa população – já que, desta forma, evitaríamos uma possível alteração do calendário escolar e geraríamos menores consequências aos alunos da Rede Estadual.

Enquanto vereador e representante da população cuiabana na Câmara Municipal de Cuiabá, me solidarizo com os profissionais da Educação, pois sei o quanto se dedicam à empreitada de educar por meio da Rede Pública e da paixão pela vocação.

Ainda no que tange à complexa pasta da Educação, torço para que a atual situação seja solucionada brevemente da forma mais amistosa possível.

Nesta terça-feira (07), a Educação de Mato Grosso viveu um curto hiato – mas de maneira exaustivamente triste.

*Gilberto Figueiredo foi secretário municipal de Educação e vereador eleito de Cuiabá para a legislatura 2017/2020 e é secretário estadual de Saúde de Mato Grosso em 2020.
MAIS COLUNAS DE: Gilberto Figueiredo

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114