Cuiabá | MT 19/03/2024
Emanuel Filartiga
336f5af3c6b1d638525fcf70b91558c3
Segunda, 18 de fevereiro de 2019, 10h10

O novo já nasce velho

Ao Centro de Amparo do Idoso Cristo Rei ? Salto do Céu-MT, (...) o que a memória ama fica eterno.

Não sei bem quem disse, mas disseram: qualquer idiota consegue ser jovem, mas é preciso muito talento para envelhecer.

Em companhia de Camus reconhecemos que envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo. Ora!! A pessoa quer ser eterna, quer durar pra sempre...Então devemos reconhecer que somos habitados pela velhice.

Utilizarei "velho", não "idoso". Tenho um tanto de receio aos eufemismos; reconheço a boa intenção deles, entretanto a mim parecem arrancar o conteúdo das letras, da semântica que expressa a nossa vida. Justo quando as pessoas têm mais o que "dizer", a sociedade tenta confiná-las e esvaziá-las também nas palavras.

Com efeito, velhice e sabedoria, de fato, não se confundem, mas se a gente cultivar com afinco uma, pode sentir melhor a outra.

Pensamos que a velhice nos chega de surpresa. Furtamo-nos, não a aceitamos, repelimos, contudo ela – ah! Ela! - nos habita. Foi Proust que disse "de todas as realidades, [a velhice] é, talvez, aquela de que conservamos por mais tempo, ao longo da vida, uma noção puramente abstrata."

Assumir a totalidade da nossa condição – ser inteiro. "Paremos de trapacear, o sentido de nossa vida está em questão no futuro que nos espera; não sabemos quem somos se ignorarmos quem seremos: aquele velho, aquela velha, reconheçamo-nos neles. Isso é necessário se quisermos assumir em sua totalidade nossa condição humana. (...) Sentiremos que é algo que nos diz respeito. Somos nós os interessados."(Simone de Beauvoir)

Ademais, é bom ficar velho num mundo de pressa, de relações e coisas rápidas, superficiais, sinóticas e efêmeras. Entusiasma-me a intimidade...

Emanuel Filartiga é Promotor de Justiça em Mato Grosso
MAIS COLUNAS DE: Emanuel Filartiga

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114