Da Redação
Centenas de motoristas que trafegam na região do bairro Despraiado e Ribeirão do Lipa em Cuiabá enfrentam dificuldades diante do grande volume de tráfego na região. Sem qualquer planejamento a Secretaria de Infraestrutura do Estado e a Secretaria de Mobilidade Urbana do município de Cuiabá direcionou todo o tráfego que chega do Nortão, via estrada da Guia, para o local.
A situação ocorre desde o ano passado quando começaram as obras da construção da trincheira no entroncamento das rodovias MT 251 (Helder Candia) e 010 (Emanuel Pinheiro). Uma parte do trânsito segue pela avenida República do Libano com acesso a Rodoviária de Cuiabá.
Pra piorar uma obra da Águas de Cuiabá tumultuou mais o trânsito na região. |
Contudo o maior volume de veículos vem da região Norte de Mato Grosso pela MT 251 passando pelo Distrito da Guia, já no município de Cuiabá, e seguem pelo bairro Ribeirão do Lipa e Despraiado.
Ocorre que tanto a Sinfra de Mato Grosso quanto a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá não realizaram um planejamento para que os bairros recebessem o grande volume de veículos na região.
Ontem, o engenheiro agrônomo Alisson Henrique fez observações pontuais: Não valorizaram a utilização do Rodoanel para quem segue para a região de Várzea Grande ou até mesmo região do Goiabeiras em Cuiabá (que passaria pela avenida da Antarctica). Já no bairro Ribeirão do Lipa deixaram de sugerir o tráfego pesado pelas ruas Mario Palma ou Joaquim Lousada o que leva acesso a avenida Miguel Sutil na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, ou ainda, diretamente a Avenida da Antarctica – que leva acesso ao trevo do Santa Rosa ou ainda nas imediações do bairro Santa Isabel.
Todo fluxo da região Norte e também de Chapada dos Guimarães com destino a Várzea Grande (ou Goiabeiras) poderia ser direcionadas para o Rodoanel (Amarelo). Bem como quem adentrar aos bairros seguir pela linha Verde e chegar na avenida Miguel Sutil - na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal/Bairro Santa Rosa. |
“Placas, faixas, sinalização pontual contribuiria muito com todo esse peso nessa região que, apesar de poder haver um aumento na distância, certamente haverá qualidade no fluxo dos veículos e sobretudo no impacto do asfalto já existe nos bairros afetados” – pontua Alisson que detalha: “Não falo como engenheiro (agrônomo) mas como cidadão que trafega bastante por essa região e, portanto, imagino que essas medidas podem ser aplicadas”.
Problemas permanentes |
Confira Vídeo: