Setor de papelão inicia 2011 com resultados melhores do que os esperados. Mazurky, do ABC Paulista, cresceu 47% em 2010
O crescimento acelerado da economia brasileira resultou em números expressivos para os mais diversos setores. No mercado de embalagens de papelão, considerado um termômetro da economia, não é diferente.
Segundo dados da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), divulgados na última sexta-feira, a indústria brasileira de papelão ondulado encerrou o mês de janeiro com vendas de 194.426 mil toneladas, um novo recorde para o período. O resultado representa uma alta de 1,99% em relação a janeiro do ano passado. Em 2010, a média mensal de vendas foi de 211.903 mil toneladas, a maior da história.
A Mazurky, empresa especializada na fabricação de embalagens e caixas de papelão, localizada no ABC Paulista, observou um crescimento na produção de 47% em 2010. E, contrariando uma esperada pequena desaceleração, típica para o início do ano, 2011 surpreende e já bate expectativas. “Superamos em 7% a previsão de faturamento para janeiro deste ano”, comenta Eduardo Mazurkyewistz, diretor da empresa.
Em relação a janeiro do ano passado, o crescimento foi de 40%, demonstrando que o faturamento pode crescer muito além dos 27% previstos pela empresa em 2011. Segundo o empresário, em dezembro, foi adquirida uma nova máquina, que deve estar operando março. “Neste ritmo de crescimento, equipamentos de ponta são fundamentais. Em abril, irei a uma grande feira do setor, na China, em busca de novas tecnologias”, afirma.
Os sucessivos recordes de vendas de papelão ondulado refletem o crescimento nas vendas de eletrodomésticos, vestuário, livros e medicamentos, entre outros itens que tiveram alta na economia e que utilizam milhares de embalagens de papelão todos os dias. “O ano de 2010 foi muito bom e, ao que tudo indica, 2011 será ainda melhor”, avalia Eduardo Mazurkyewistz.