Fornecer aos leitores de jornais de forma clara, objetiva e sinalizada informações sobre a processo de produção das reportagens é um simples e eficaz método de conquistar a confiança da audiência, segundo novo estudo liderado pelo Center for Media Engagement e pela estrategista de engajamento Joy Mayer, do projeto Trusting News, do Reynolds Journalism Institute e do American Press Institute.
O estudo, composto por mais de um experimento, mostrou que a amostragem de uma caixa informativa sobre pressupostos jornalísticos – como e por que a organização de notícias decidiu seguir uma determinada história, onde os repórteres coletam informações e quais são as medidas para garantir justiça e imparcialidade – garantem maiores índices de confiança.
Feito em parceria com os jornais USA Today e The Tennessean, do grupo norte-americano Gannet, o estudo coletou dados a partir de dois experimentos com 1.312 participantes. No primeiro, dirigido a 753 pessoas, os textos foram publicados em um site de notícias simuladas, batizado pelos pesquisadores de The News Beat.
O experimento apresentou duas reportagens diferentes – uma sobre um acidente de carro e outra sobre tiroteios em massa nos Estados Unidos –, produzidas por sites de notícias reais e adaptadas para o estudo. Os participantes foram aleatoriamente designados para ler uma das duas histórias. As pessoas que viram a notícia com a caixa explicativa perceberam que a organização de notícias era significativamente mais confiável, em comparação com as pessoas que viam a mesma história sem a caixa.
Os resultados foram ainda melhores no segundo experimento, com a mesma abordagem, mas usando textos do USA Today e do Tennessean. As pessoas que viram reportagens com as explicações deram classificações significativamente mais positivas em 11 dos 12 atributos de confiança estabelecidos para a pesquisa em comparação com pessoas que viram a mesma história sem a caixa explicativa. Os atributos incluem ser mais transparente, informativo, preciso, justo, confiável, imparcial e respeitável.
ANJ