A agitada vida dos executivos é marcada pela necessidade diária de exercer multitarefas, limitando o tempo que esses profissionais gostariam de dedicar à leitura de notícias sobre negócios e finanças. Para suplantar essa limitação, publishers têm recorrido à distribuição alternativa de conteúdo, como a versão em áudio das notícias disponíveis em aplicativos acessados por smartphones. O resultado é surpreendente, relata o site especializado em comunicação Digiday.
A Bloomberg Media, por exemplo, passou a usar o recurso em maio passado. Julia Beizer, diretora global de produtos, conta que os conteúdos em áudio foram sendo lançados aos poucos, sem muito alarde e sem tanta frequência, mas logo as pessoas estavam ouvindo duas histórias e meia em média por sessão de aplicativo. Atualmente, a média é de seis conteúdos e se tornou o segundo tipo de mídia mais popular no aplicativo, logo depois dos vídeos ao vivo. O jornal britânico de economia e negócios Financial Times também tem convertido reportagens de textos em áudio desde o ano passado e relata obter ótimos resultados.
As reportagens em áudio ganham espaço em outras frentes. A Bloomberg tem hoje 25 podcasts e afirma que a audiência, em geral, subiu 35% na relação ano a ano. A empresa está ainda envolvida em projetos para distribuição de conteúdo para assistentes de voz.
ANJ