Incentivar assinantes digitais a presentear amigos com alguns conteúdos aumenta as chances de os jornais conquistarem novos clientes no meio online. É o que revela a experiência do diário eslovaco Dennik N, citada recentemente por Grzegorz Piechota, investigador da Universidade de Oxford e na Escola de Negócios de Harvard, em entrevista ao site da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).
O sistema é simples. Os assinantes do jornal da Eslováquia podem compartilhar gratuitamente com amigos identificados, por e-mail, Facebook ou Twitter, entre outros, um determinado número de conteúdo por dia ou ao mês.
As pessoas que clicam nos links compartilhados acessam o site do jornal e lá encontram uma mensagem com os primeiros passos para uma nova assinatura: “É genial ter amigos. Graças a [nome da pessoas que compartilhou a notícia] você poderá ler este artigo grátis. Compartilhe conosco o seu endereço eletrônico”. Aqueles que repassam o e-mail passam a receber promoções do jornal.
Por meio dessa iniciativa, diz Piechota, o Dennik N faz com que as pessoas se sintam orgulhosas de assinarem o diário porque podem compartilhar o que leem com seus amigos, ou seja, incentiva engajamento. Ao mesmo tempo, quem compartilha notícias com amigos está dividindo também a confiança que deposita no jornal, o que facilita o relacionamento das equipes de venda junto aos potenciais assinantes.
ANJ