Lenine Martins |
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Melhorar o clima organizacional, criar mais empatia e estreitar a comunicação. Estes são os objetivos do Encontro Interação, voltado aos servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). As oficinas tiveram início na manhã desta quarta-feira (04.07), para uma turma de aproximadamente 40 representantes de diversos setores, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. No total, a iniciativa vai contemplar 260 pessoas.
O treinamento prossegue, com novas turmas de servidores da Sesp, nos dias 05, 09, 12 e 13 de julho, e nos 17 e 18 de julho, para servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A necessidade do encontro foi levantada em uma pesquisa interna de clima, feita pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, em parceria com as unidades de segurança. Responderam ao questionário online e presencial, entre julho de 2017 e fevereiro de 2018, um total de 1.577 servidores públicos das forças de segurança, totalizando 11,86% de todo o efetivo.
A coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Nunes Costa, ressaltou que a melhoria da comunicação entre os servidores foi uma das necessidades apontadas. “E é justamente isso que buscamos nessa oportunidade de interação, pois melhorando o relacionamento interpessoal alcançamos não só melhores resultados na prestação de serviço, mas também refletimos sobre nosso papel de ouvir e conhecer melhor o outro”.
Foi esse sentimento de acolhimento que a técnica administrativa Lucy Mara Estulano Shimizu Schlindwin, da Coordenadoria de Apoio Logístico (Coal), sentiu em 2016 quando teve que tratar um câncer. Integrante do quadro de servidores da Sesp desde 2014, ela destaca que o apoio que recebeu dos colegas de trabalho e do setor de Gestão de Pessoas foi fundamental para a superação da doença. “Eu tive um suporte importante, que me fez sentir acolhida e busco retribuir da melhor maneira possível. E ver as pessoas empenhadas nisso, apesar das dificuldades estruturais dos órgãos públicos, é motivador”.
Outro servidor que avalia o encontro de interação de forma positiva é o analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Fabiano Henrique, que atua na Coordenadoria de Infraestrutura Estratégica. Há 14 anos na Sesp, ele afirma que a iniciativa cria uma sinergia interna que reflete no atendimento ao cidadão. “É uma perspectiva que enxerga mais as pessoas, além da estrutura física e material. Isso gera mais empatia, faz a comunicação fluir e contribui para evitar conflitos”.
Empatia
O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, esteve com os servidores nesta primeira oficina, juntamente com o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Jonildo Assis. “É muito importante pensar no nosso maior patrimônio, que são os servidores e, além de capacitação, é preciso cultivar o clima saudável no ambiente de trabalho, se colocar mais no lugar do outro, aprender a ouvir”, avaliou o titular da Sesp. Ele também agradeceu o empenho dos servidores e a colaboração diária de cada um em prol da equipe.