A Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elaborou vários projetos estruturantes de relevância para o público interno do Poder Judiciário, à própria área tecnológica e ao público externo nos 120 primeiros dias da gestão presidida pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro.
Dentre esses projetos, destacam-se a contratação de um software para a central de serviços e gestão do ambiente tecnológico do Tribunal, a contratação de mais de 200 links de comunicação e internet às comarcas do interior e a contratação de uma equipe de desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
“Foi feito um investimento vultoso que será altamente impactante para o usuário final e para a própria TI à medida que podemos substituir uma ferramenta que estava obsoleta, que é o Service Desk (SDK) já conhecido por todos os nossos clientes, por uma ferramenta mais moderna que nos oferece maior condição de gestão desses dados, rastreamento de como foi a qualidade do serviço para que possamos aprimorar continuamente”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Thomás Augusto Caetano, sobre o primeiro item destacado.
Do ponto de vista dos servidores e magistrados das comarcas mato-grossenses, a ação que mais reflete no aprimoramento do trabalho do Poder Judiciário é a contratação dos links de comunicação, que já foram adquiridos e serão implantados nos próximos dois meses, chegando à mudança de 512 KB para 8 MB em algumas comarcas.
“É algo que recebemos reclamações há algum tempo, por conta da insuficiência dos links. Boa parte disso deriva da precariedade das próprias empresas de telefonia. O Tribunal não conseguia contratar porque o serviço não estava disponível no mercado. Agora com essa contratação alguns terão capacidade até seis vezes maior que o atual. A percepção será clara, principalmente para as comarcas que têm links deficientes”, garante o coordenador.
Para os advogados e a sociedade como um todo, a ação de maior destaque nos primeiros meses de gestão no âmbito da TI foi a contratação de uma equipe de desenvolvimento do PJe. “É o projeto prioritário dessa administração, seguindo uma determinação da Resolução 185 do CNJ, que impôs um calendário de implantação desse sistema até 2019. Vamos seguir isso proporcionando a melhoria e o aprimoramento do sistema. Sabemos que há muito que ser melhorado e a Presidência está muito determinada em trazer mais qualidade para esse produto”, complementa Thomás Augusto.
Sustentabilidade – Com o objetivo de racionalizar o consumo de impressão e diminuir o uso de papel, no mês abril a Coordenadoria de TI lançou uma campanha de orientação a todos os servidores do PJMT com informações sobre o valor cobrado por página impressa de acordo com o modelo da impressora, dicas para o consumo consciente de impressão e a fixação de etiquetas com informações sobre o valor cobrado por página impressa.
“São ações que tendem a dar racionalidade, a trazer uma reflexão sempre de sustentabilidade”, finaliza o coordenador.
Além dessas ações, a Coordenadoria de TI realizou outras 12 ações de cumprimento às metas estabelecidas pela administração do TJMT para os primeiros 120 dias de gestão.