Nesta quinta-feira (12), foram realizadas a IV Semana Pedagógica e o II Fórum dos Bacharelados do Câmpus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Auditório do Centro Cultural do Câmpus de Cuiabá. Foram apresentados na programação aspectos da Extensão universitária e os dados do desempenho acadêmico entre os semestres letivos de 2015/1 a 2017/1.
O pró-reitor do Câmpus, professor Mauro Lúcio Naves Oliveira, destacou a consolidação de avanços no desempenho dos estudantes. “Os dados apresentados apontam evolução no desempenho dos acadêmicos, assim como está em discussão o que pode ser melhor desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem pelos docentes. Em relação à Extensão, questões importantes foram esclarecidas a fim de se estimular a criação de projetos e programas”, comentou o pró-reitor.
Na visão do supervisor do evento e gerente de Graduação e Extensão do câmpus, professor Jânio Alves, os conhecimentos adquiridos e partilhados ao longo das atividades ajudaram a discutir efetivamente as melhorias na vivência acadêmica. “Propomos modificações nas grades curriculares para que, além de evitar os índices de evasão e reprovação, os docentes possam, de maneira dialogada, estimular os estudantes”, prosseguiu.
Conforme o coordenador do evento e técnico-administrativo em Assuntos Educacionais, Anderson Neves Cunha, a programação dinamizou as discussões. “A Coordenação de Extensão (Codex) apresentou, pela manhã, as políticas e objetivos de Extensão e explicou as normas de elaboração dos projetos e programas. A partir dos dados apresentados no relatório de desempenho, os professores refletem sobre as práticas didáticas”, disse.
A docente do curso de Engenharia de Transportes, Cínthia Brigante, salientou a discussão continuada promovida pelo câmpus. “Estas atividades são estratégicas para a partilha de saberes, que fortalece a prática de ensino e também contemplando outras esferas do tripé universitário, como a Extensão. O encontro também oportuniza visualizar o que ocorre no câmpus e buscar constantemente soluções”, observou.
O professor do Ciclo Básico na Área de Matemática, Nazime Sales, apontou a importância da interlocução constante entre estudantes e docentes. “Cada vez mais, verifica-se que o professor é mais facilitador de conhecimento, fazendo com que os estudantes sejam cada vez mais protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. E eventos como estes reforçam esse aspecto”, finalizou.