Mais de 200 profissionais da educação das redes estadual e municipal de Santo Antônio do Leverger (a 34 quilômetros ao sul de Cuiabá) participaram nesta quarta e quinta-feira (29 e 30.05) de um curso de formação para debater o Documento Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). O evento, realizado pela Assessoria Pedagógica, é uma parceria com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio.
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O curso intitulado Intervenção Pedagógica à luz da BNCC e do DRC-MT, foi realizado nas dependências da Escola Estadual Nagib Saad, na Agrovila das Palmeiras, região rural do município.
Para o assessor pedagógico Rogério Chagas Major, fazer a formação das escolas do campo e quilombolas no próprio local é um dos diferenciais desse trabalho, uma vez que estão dentro de sua realidade. “Será um dos fatores que vai impactar na formação da valorização de seu espaço de atuação”, destaca.
O diretor do Cefapro de Cuiabá, Ezemar Mourão da Silva, explica que mobilizou um grupo de formadores para atender esse momento formativo no município, que envolve professores tanto da rede estadual como da rede municipal da região.
Ezemar Mourão ressalta que a formação é importante não só pela quantidade de participantes, mas pela qualidade do tema. “É uma formação que está ocorrendo justamente no espaço das nossas especificidades que são as nossas escolas do campo. Estamos trabalhando a intervenção pedagógica, a aprendizagem significativa, utilizando o espaço no qual a escola está inserida”, frisa.
O diretor ressalta que quando os formadores elaboram um curso, existe todo um direcionamento para que possam atender a essa particularidade das escolas do campo e quilombola, além das indígenas.