30/05/2019 | Carreira | Instituto Renault | Política de Meio Ambiente | Tecnologia
Nessa terça-feira (28/05) ocorreu a escolha das três startups vencedoras do Renault Experience que serão aceleradas pelo Instituto Renault.
Na edição 2018 – 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados. Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo.
O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Na edição desse ano, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38.000 alunos de 467 universidades em 25 estados brasileiros. Em 2016, passou por uma reformulação, quando iniciou o modelo de startups.
Confira os vencedores de cada categoria:
Desafio Twizy: OrniTwizy.
Solução: sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s. A equipe vencedora do Desafio Twizy é composta por 5 estudantes da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, que agora participarão da competição mundial Twizy Constest na França!
Desafio Soluções de Mobilidade: Ride.
Solução: novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável. A equipe vencedora do Desafio Soluções de Mobilidade é composta por 3 alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Desafio Negócios Sociais: Eva.
Solução: plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda. A grupo vencedor do Desafio Negócios Sociais é composto por 4 estudantes da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).
Sobre as categorias
1) Soluções de mobilidade
É a categoria presente no Renault Experience desde sua primeira edição no formato de startups, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a mobilidade das cidades.
2) Desafio Twizy
A categoria tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.
3) Negócios Sociais
A nova categoria do Renault Experience busca desenvolver empresas economicamente viáveis, que trabalhem para gerar impacto positivo na sociedade. Dentro desse propósito, as equipes devem buscar soluções nos temas: inclusão, diversidade, segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.