Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 22 de julho de 2014, 11h11

Técnico em Controle Ambiental trabalha com soluções sustentáveis para as empresas e indústrias


A Universidade de Cuiabá – UNIC está com inscrições abertas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, para o curso Técnico em Controle Ambiental. E pensando nisso o professor, Ricardo de Sousa Carneiro fala a respeito de uma das matérias estudadas no curso que é a ‘Logística Reversa’.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS tornou a logística reversa uma obrigação para todas as empresas do país. E o prazo é até agosto de 2014 para que funcione e as empresas estão tratando de se adequar. Porque os resíduos eletroeletrônicos, quando descartados no meio ambiente, ou manipulados de maneira incorreta são altamente contaminantes.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, guardamos, no Brasil, 500 milhões de aparelhos sem uso em nossas casas. É muito lixo eletrônico. Quando se pensa em mundo, então, o número é mais impressionante. A situação se agrava na proporção em que a vida útil dos aparelhos diminui. Um computador é trocado, em média, a cada dois anos. O celular, menos que isso (22 meses); a TV dura 10 anos; um DVD, entre quatro e cinco anos.

Isso faz com que o Brasil descarte, por ano: 97 mil toneladas de computadores; 115 mil toneladas de geladeiras; 140 mil toneladas de TVs; 2,2 mil toneladas de celulares; um bilhão de pilhas.

De acordo com o professor Ricardo de Sousa Carneiro, se esses produtos fossem descartados corretamente, além de preservar o meio ambiente geraria matérias-primas, como plásticos, vidros, metais entre outros.

“As empresas tem que aprender a trabalhar com a gestão para a logística reversa e destinação ambientalmente correta dos resíduos. Porque além de cuidar dos seus resíduos sólidos, geraria lucro para a própria empresa”, destacou.
Ricardo ressalta que a Logística Reversa entra nas empresas fazendo parte das operações de gerenciamento que compõem o fluxo reverso conhecido por PRM – Product Recovery Management, ou administração da recuperação de produtos.

O objetivo do RPM é obter o mais alto nível da recuperação do produto, tanto nas questões ecológicas, componentes e materiais. O nível em que estes produtos podem ser recuperados são: nível de produto módulo, partes e material.

As principais áreas de atuação do sistema PRM são: 

Tecnologia, Marketing, Informação, Organização, Finanças, Logística Reversa e Administração de Operações. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114