Cuiabá | MT 18/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 22 de julho de 2014, 23h03

Secretaria promove formação para conselheiros escolares


A Prefeitura de Cuiabá está promovendo (de 21 a 24) curso de formação para os membros dos 148 conselhos das unidades de ensino de Cuiabá. Nesse encontro, que é realizado das 18h às 21h, está sendo trabalhado o tema “Conselhos Escolares: democratização da escola e a construção da cidadania”.

Participam do curso os presidentes, secretários e tesoureiros dos conselhos de escolas e creches municipais de Cuiabá, totalizando 568 conselheiros.

As Coordenadorias de Formação e de Gestão e Legislação são responsáveis pela realização da formação e tem como formadores os assessores pedagógicos da SME, Rozália Emília de Paula, Lurdi Haas e José Ferraz.

Segundo a diretora de Ensino da SME, Vanilda Mendes, a formação tem como objetivo instrumentalizar os conselheiros com conhecimentos significativos na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. Busca ainda favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar.

A líder da equipe de gestão, professora Eby Regina Ito, explica que o curso tem duração de 20 horas, distribuídas em cinco encontros de quatro horas cada, o qual será realizado no período de julho a novembro.

A equipe de gestão da Coordenadoria de Gestão e Legislação da SME fará o acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelos membros dos conselhos para avaliar os resultados obtidos.

Nos próximos encontros serão trabalhados os seguintes temas: democratização da escola e construção da cidadania; aprendizado na escola; respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; aproveitamento significativo do tempo pedagógico; gestão democrática da educação e escolha do diretor; Conselho escolar como espaço de formação humana: circulo de cultura e qualidade da educação; financiamento da educação no Brasil; valorização dos profissionais da educação; e relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.

A formação é realizada com base no Programa Nacional de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB), ligada ao Ministério da Educação.

Conselhos - Cabe aos conselhos deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. Seus membros participam da elaboração do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, acompanham as ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizam a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114