Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 20 de outubro de 2014, 14h49

Qualificação de profissionais promove a prática do atletismo nas escolas


Pelo menos 180 profissionais que trabalham com atividades esportivas nas escolas da rede municipal de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (17) de uma formação continuada para trabalhar a modalidade de atletismo nas escolas. A formação faz parte do projeto Mini Atletismo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Foto: Jorge Pinho

Participaram da formação 120 professores de educação física e 60 monitores que atuam com atividades esportivas pelo Programa Mais Educação.

O coordenador de Ensino e Graduação da Faculdade de Educação Física da UFMT, Tomires Campos Lopes, explica que o objetivo da formação é fomentar o uso de materiais alternativos para a prática do atletismo no espaço escolar. “Com esses materiais os professores poderão realizar atividades que desenvolvam habilidades de corrida, salto e arremesso”, disse o professor.

Segundo o coordenador, todo o material alternativo foi confeccionado com o reaproveitamento de garrafas pet, caixa de papelão, pneus, cordas, cabo de vassoura, galões de produtos de limpeza, entre outros materiais. “Todo esse material foi produzido como um componente lúdico, com o objetivo de atrair a criança para a prática do atletismo”, completou.

Os materiais foram produzidos por alunos das escolas municipais Maximiano Arcanjo da Cruz e Tereza Lobo.

Segundo a assessora pedagógica da coordenadoria de Formação, Viviane Darolt, os professores poderão trabalhar o atletismo como uma atividade extra na escola, em forma de gincanas.

A professora de educação física Marcela Martins, da coordenadoria de Programas e Projetos, acrescenta que o objetivo do projeto é proporcionar a prática de atividades físicas em grupo, trabalhando a modalidade do atletismo como atividade de caráter educativo. Além dissi, visa tambpem a inclusão e a interação social dos alunos e desenvolver o espírito de equipe e liderança.

As escolas receberão um material guia, enviado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), entidade que desenvolveu o projeto Mini Atletismo. Desenvolvido por especialistas de vários países o guia foi adaptado às condições nacionais pela Confederação Brasileira de Atletismo.

“A prática do futsal é muito forte na maioria das escolas e os alunos não se interessam por outras atividades, como o atletismo. Mas, a proposta é incentivar esses alunos a praticarem outras modalidades esportivas e a construção do próprio material vai contribuir para isso”, disse a professora de educação física da escola Maximiano Arcanjo da Cruz, Joice Trombeta.

Além dos 180 profissionais da rede municipal, também participaram da formação alunos de educação física da UFMT.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114