Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de outubro de 2014, 15h54

Unemat promove evento sobre Expedição Mato Grosso 1931


O curso de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral (Nudheo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Prefeitura de Cáceres, promove um Colóquio Internacional sobre a Matto Grosso Expedition, ocorrida em 1931. O evento ocorre na terça-feira (28), com início às 8 horas, na Secretaria Municipal de Turismo (Sematur). O evento tem como conferencista convidado o professor PhD Eric H. Robson, da Belmont University, de Nashville, no Tennessee (EUA). O objetivo é discutir, divulgar conhecimentos e fomentar pesquisas e produções acerca das iniciativas expedicionárias norte-americanas na fronteira de Mato Grosso.
O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Coordenação da Unidade Regionalizada Político, Financeiro e Pedagógico, da Faculdade de Ciências Humanas, do Campus de Cáceres do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e da Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres (Asatec). Na organização estão os professores Acir Fonseca Montechi (Pibid/História) e Reinaldo Norberto da Silva (Nudheo).
Das 8h às 12 horas ocorrem as conferências ‘Descalvados na historiografia do Mato Grosso’, com o professor Domingos Sávio da Cunha, da Unemat, e ‘Por que Descalvados? Expedições no Mato Grosso entre as guerras’, com o professor Eric Hobson, da Belmont University.
Às 19h30, as atividades serão retomadas com a exibição do filme ‘Matto Grosso, the great Brazilian wilderness’ (1931), seguido de ‘Aspectos biográficos de Solon Alexander Daveron’, com David Randle.
A expedição
O colóquio tratará da expedição americana Matto Grosso Expedition, iniciada em janeiro de 1931, que tinha como destino o Pantanal. Sob o comando de Vladimir Perfilieff, articulado aventureiro, a expedição norte-americana tinha duplo objetivo: científico, que visava coletar espécimes da fauna e da flora e documentar a vida de povos indígenas; e comercial, para produzir um filme sobre a vida nas selvas brasileiras.
Na bagagem, equipamentos de rádio de última geração, que permitiam aos exploradores manter contato com a estação KDKA, em Pittsburgh, EUA. Traziam ainda outra inovação tecnológica, ainda em fase de testes: um equipamento que gravava áudio e vídeo simultaneamente.
A base da expedição foi instalada na Fazenda Descalvados, em Cáceres. Esta contava com as condições ideais que a expedição necessitava para a produção do filme: locação, cenário, vida silvestre abundante, alojamento, eletricidade e mão de obra farta.
Cenário perfeito para alcançar o grande objetivo: capturar a cena, na qual o romântico aventureiro Sasha Siemel, armado apenas com uma zagaia e valendo-se de técnica utilizada pelos índios Guató, mata o famoso ‘jaguar’ pantaneiro, a onça.
O filme produzido pela expedição recebeu o título de ‘Matto Grosso, the great Brazilian wilderness’, e se tornou, provavelmente, o primeiro documentário com gravação de som em campo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114