Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 27 de novembro de 2014, 18h57

María Eugenia Borsani visita a EdUFMT


A professora María Eugenia Borsani, da Universidad Nacional del Comahue (Argentina), visitou na manhã desta quinta-feira (27) a Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT), e encontrou com os integrantes do Conselho Editorial. Maria Eugenia é também Conselheira Internacional da EdUFMT.

Na ocasião, foi divulgado um convênio entre as duas instituições, que partilham de pontos em comum. “Tanto a UFMT quanto a Nacional del Comahue são jovens, possuem inquietações acadêmicas e produção pulsante, além de comprometimento nas conexões entre o local, regional e global. E também, possuem um olhar e dinamismo peculiares às universidades que estão fora dos grandes centros. Estou muito satisfeita em estar em Cuiabá”, observou María Eugenia.

O vice-reitor da UFMT, João Carlos de Souza Maia, agradeceu a visita da professora, e enfatizou a crescente internacionalização da Universidade. “Os convênios com universidades estrangeiras promovem o fortalecimento e desenvolvimento, por meio do intercâmbio de ideias, perspectivas e saberes”, ponderou Maia.

Por sua vez, o professor José Carlos Leite, do Departamento de Filosofia da UFMT e do grupo de pesquisa “Assinaturas dos Corpos”, ressaltou a contribuição da pesquisadora para o pensamento latino-americano, com as problematizações sobre a presença da colonialidade na produção intelectual da região e possibilidades de decolonialidade e suas diversas manifestações.

“A vinda da professora foi possível graças ao esforço conjunto do grupo ‘Assinaturas dos Corpos’ com o Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC), que submeteram projeto ao edital de Apoio a Pesquisadores Internacionais Visitantes, da Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq). Ambos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO)”, lembra Leite.

A coordenadora da EdUFMT, Lúcia Helena Vendrúsculo Possari, também endossou a importância da contribuição dos conselheiros internacionais, como a pesquisadora argentina, ao trazer novos saberes e olhares. “Eles participam ativamente nas reuniões do Conselho Editorial, por meio de teleconferências. É um aprendizado riquíssimo nas discussões”, destacou.

María Eugenia realiza, na segunda-feira (1º), a conferência aberta Las Imperturbables Humanidades, Hoy, que abordará os desafios e o papel assumidos pelas ciências sociais atualmente.

Na terça-feira (02), participará do I Colóquio Internacional Dinâmica Populacional Sul-Americana – fronteiras geográficas e epistêmicas, que abordará os deslocamentos populacionais que ocorrem e ocorreram na América do Sul, e o que isso implica em termos geopolíticos e epistêmicos para Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114