Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 31 de março de 2015, 15h14

Prefeitura não limpa bueiros e galerias e tem culpa por alagamentos na Fernando Corrêa


Boca de galeria é obstruida com entulho, pedras e ferragens

Alberto Romeu
Da Redação


Enquanto a população de Cuiabá passa por momentos de tormento toda vez que chove, em função do alagamento que ocorre na Avenida Fernando Correa, na entrada do Elevado da UFMT, a prefeitura da Capital simplesmente deixa de fazer seu dever de casa, e prefere jogar a culpa no governo estadual passado. O prefeito Mauro Mendes até falou em ‘implosão’ da obra e a Defesa Civil do município tomou uma atitude inusitada: sugeriu a proibição do trânsito pelo local.
 

Entrada de galeria próxima da Trescino


Enquanto a discussão fica no âmbito político midiático a realidade é que, apesar de falhas na execução da obra, o governo do Estado e o governo Federal (a av. Fernando Correa é originária de uma rodovia federal, a BR 163/365) não tomam nenhuma atitude pontual para resolver o escoamento da água que fica retida na entrada do Elevado (engenheiros afirmam que não se trata de um viaduto), apesar da pouca distância de solução do problema, ligando a menos de cem metros o córrego do Barbado.
 

Muita terra e ainda madeira.


O terceiro personagem, a prefeitura de Cuiabá, e que mais tripudia sobre a questão, contribuiu com o agravamento do problema, pois não executa os serviços de limpeza do meio fio, das bocas de lobo ou das galerias de águas pluviais. Percorrendo uma extensão da avenida, o PlantãoNews constatou que há muita areia, pedrisco, pedras, lixo e buracos na avenida Fernando Corrêa. As entradas das galerias de águas pluviais estão obstruídas por pedras e madeiras (deixadas ainda pela execução da obra) e ferragens das velhas tampas. No interior da galeria, a reportagem constatou bancos de areia e até uma sombrinha. Em frente ao antigo supermercado Comper uma passagem elevada de pedestres forma uma barreira impedindo que a água escoe até o Córrego do Barbado. E margeando o córrego, um “acesso” no meio fio para dar vazão a água, está obstruído por madeiras deixas pela construção. Problemas visuais e de solução rápida que poderia ser tomada pela prefeitura e pela Defesa Civil caso se preocupassem em solucionar a questão.

O moto-taxista Ildenor Marinheiro dos Santos, que trabalha há anos no local, diz que a prefeitura deixa de fazer sua parte. “A responsabilidade é da prefeitura. Corre muito cascalho e areia, mas a prefeitura não vem limpar” – diz ele, lembrando que recentemente choveu e a prefeitura não veio fazer a limpeza da avenida: “Depois que secou, ficamos uma semana com muita poeira aqui” – manda o recado. Ildenor afirma que com lixo e terra não passa água nenhuma pelas galeria e concorda que se a prefeitura executasse a limpeza, “resolveria uns 70 por cento”.
 

.

O PlantãoNews está buscando junto a Secretaria de Obras do Município, a Defesa Civil, a Secretaria de Cidades do governo do Estado (que absorveu as obras da Copa do Mundo) e o Ministério Público Federal (por se tratar de obra com recursos federais) informações sobre o problema.

 

 








 

 

 

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114