Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 25 de maio de 2016, 14h12

Agentes mirins fazem blitz em frente ao Detran para conscientizar novos motoristas


Michel Alvim 

Agentes mirins de trânsito, alunos da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud Curvo, participaram na manhã desta quarta-feira (25) da terceira blitz educativa realizada este mês dentro da programação Maio Amarelo. Formados na 3ª Edição do projeto, eles acompanharam os agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em uma ação de conscientização dos motoristas.

Na ação desta quarta-feira, os alunos da quinta série da escola, que fica na região do Paiaguás, abordaram motoristas na entrada principal do Detran-MT (Av. Dr. Hélio Ribeiro) e distribuíram folhetos, com dicas escritas por eles, alertando os motoristas quanto à obediência das leis de trânsito.

Foi a última participação neste mês dos estudantes que se formaram no dia 29 de abril passado. Na 3ª edição do projeto foram capacitados 223 alunos com idade entre 7 e 12 anos de quatro escolas da Capital (2 municipais, uma particular e uma estadual): escolas municipais Agostinho Simplício de Figueiredo e Madre Marta Cerutti; Centro Educacional Maria Auxiliadora (Cema); e Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud Curvo.

A aluna Raynara Moreira de Jesus, 10 anos, ao lado dos colegas, cumprimentou os motoristas que paravam na entrada do Detran e distribuiu os folhetos. Dentre as coisas que ela aprendeu durante a capacitação, Raynara citou: “não beber antes de pegar a direção, usar sempre o cinto, não deixar crianças menores de 10 anos no banco da frente”. Em relação aos pais, ela contou: “Já na garagem eu digo para o meu pai para não se esquecer de usar o cinto, se não eu multo”, disse em tom de brincadeira.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes, a ação em frente ao Detran foi importante, já que dentre os motoristas abordados estão futuros motoristas, que se preparam para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Estes novos condutores, que estão chegando aqui, dirigindo carros de autoescola para fazer testes práticos, observam estas crianças e, com certeza, serão positivamente influenciados”, disse o coordenador.

Para a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl, que acompanhou a blitz educativa, esta ação com as crianças tem uma importância muito grande para a conscientização dos motoristas. “São as próprias crianças chamando a atenção dos condutores, mostrando desde cedo à preocupação por um trânsito melhor. E estas mensagens que elas estão entregando são bastante válidas para a sensibilização dos motoristas”, observou.

Lançado em maio do ano passado, com a parceria da Concessionária Rota do Oeste, o projeto Agente Mirim de Trânsito é considerado pela Semob como o carro-chefe das ações educativas. Durante a capacitação (de três dias), os alunos recebem noções de legislação e segurança no trânsito, assistem a vídeos, participam de oficinas de teatro e também de simulações na Cidade Mirim de Trânsito montada na própria escola. Até agora, já foram capacitados 578 alunos de 11 escolas da Capital. A 4ª Edição do projeto está prevista para o mês de outubro, com formatura em novembro.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114