Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 25 de junho de 2016, 15h05

Prefeitura planeja pré-projeto de requalificação do Morro da Luz


A Prefeitura de Cuiabá está planejando a requalificação do Morro da Luz por meio de um pré-projeto que visa dar novos ares e melhor utilização daquele espaço. Para traçar esse plano inicial, o município está realizando um estudo de caso sobre a região, em parceria com o Estado, Defesa Civil e diversos setores da sociedade civil organizada. O objetivo é identificar os problemas estruturais e organizacionais do parque e buscar o apoio de diversos órgãos públicos para a execução da revitalização.

“Há muito tempo o Morro da Luz permanece à margem da sociedade, como um local onde não há convívio social e apresenta riscos à segurança da população. Queremos romper com a cultura de abandono que perdura há tantos anos ali na região. Ainda estamos em estágio inicial, realizando debates, mas já podemos considerar um passo ousado. Esta gestão está atenta aos locais desse porte e já caminhamos para tirar esse antigo sonho do papel. Com o auxílio do governo do Estado, a ONG Teoria Verde e diversos arquitetos, vamos devolver à vida este lugar, fazendo com que ele volte a ser um parque seguro e voltado para o lazer”, afirma Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para que todo o trabalho de restruturação do Morro seja feito de forma plena, a prefeitura vai colher opiniões e perspectivas de outros setores públicos, que futuramente possam vir a integrar a equipe de requalificação. A fim de que o parque permaneça seguro e bem cuidado, após as intervenções necessárias, é fundamental unir forças com órgãos responsáveis pela segurança pública, limpeza, entre outros.

“Estamos focados nessa missão, certos de que será necessário um extenso e cuidadoso trabalho, que também envolverá a participação popular. O Morro da Luz é de todos nós e é justo trazer todo esse debate sobre quais posturas, medidas e ajustes adequados podem ser feitos para que então possamos prosseguir para a concretização do projeto final. Nosso principal objetivo é dar continuidade ao final de todo esse processo. Muito mais que transformar o espaço, é crucial mantê-lo ordenado, para que ele seja movimentado, frequentado e seja reintegrado plenamente à cidade. E isso só será possível se todas as esferas públicas fundamentais estiverem unidades de forma uníssona, trabalhando com um só propósito a partir de suas atribuições”, conclui Mayra Moraes de Lima, secretária-adjunta de Meio Ambiente.

Na próxima sexta-feira (1º de julho), a equipe de restruturação do espaço dará continuidade neste debate, em uma reunião que contará com a presença de vários órgãos públicos, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Juizado Volante Ambiental – Juvam, além da sociedade civil organizada. O encontro será realizado no Morro da Luz, às 8h30min. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114