Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 10 de abril de 2017, 19h11

Tabeliães fazem balanço do curso de mediação extrajudicial ministrado em Cuiabá


Tabeliães de diversas serventias de Mato Grosso participaram do curso de "Técnicas de Mediação e Conciliação Extrajudicial", promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), e realizado na Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam-MT), cujo objetivo foi aprofundar os representantes dos cartórios a atuarem conforme a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A capacitação abordou conteúdos teóricos e práticos acerca do tema, tais como as diferenças entre as técnicas utilizadas em cada caso; conflitos e disputas; noções de comunicação; negociação; e o passo a passo de uma audiência de mediação de forma a buscar a melhor resolução entre as partes.

A diretora do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Cristina Cruz Bergamaschi, que também é tabeliã de protesto no município de Canarana, ressaltou que "o curso foi maravilhoso, de alto nível, os palestrantes são bem preparados. Pretendemos levar à serventia novos serviços e novas linhas de trabalho. Saímos do curso capacitados e a prática será fundamental para aperfeiçoarmos o que aprendemos".

O oficial de cartório do 1º Ofício de Tapurah, Elmucio Moreira, informou que "o curso foi muito proveitoso, pois os ministrantes são excelentes, as apresentações foram muito boas, claras, o que permitiu grande aprendizado. Com certeza tudo o que aprendemos será bem aproveitado e terá grande utilidade nas serventias, uma vez que será de suma importância para a resolução dos conflitos".

Já o registrador de imóveis do 1º Ofício de Colniza, José Carlos Ferreira dos Santos, enfatizou que a capacitação "será de grande utilidade, uma vez que há inovações legislativas permitindo atuarmos em âmbito extrajudicial. O conteúdo programático do curso foi muito bom, os professores são bem preparados para a função, o que permitiu aprendizagem eficaz para atuarmos com mediador. Os conflitos sempre existiram e são levados diretamente ao Judiciário, mas há algum tempo percebe-se um movimento favorável à desjudicialização por meio de promoção de mecanismos extrajudiciais como, por exemplo, a mediação, que entendo ser uma eficiente ferramenta para a pacificação social".

Participam do curso representantes de cartórios de Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Nova Ubiratã, Pedra Preta, Canarana, Paranaíta, Tabaporã, Tapurah, Campo Verde, São José do Rio Claro, Ipiranga do Norte, Colniza, Diamantino, Matupá, Tangará da Serra, Jauru, Vila Rica, Itiquira e Dom Aquino; além do Distrito Nossa Senhora da Guia.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114