Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 05 de maio de 2017, 16h42

Wellaton debate sobre arborização urbana em audiência pública


Na última quarta-feira (4), o Vereador Felipe Wellaton presidiu uma audiência pública, que tratou sobre Arborização Urbana. Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas, o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Estopa e o Secretário Municipal Adjunto de Meio Ambiente, Jadson Messias, bem como estudiosos da área ambiental, estudantes universitários, representantes de ONGS e ambientalistas.

Foram discutidos diversos aspectos da Arborização Urbana, que quando colocados sob à luz de uma audiência como esta, divide-se em um prisma, onde podemos ver com maior clareza a dimensão dos problemas enfrentados tanto pela população quanto pelos órgãos competentes.

Wellaton abriu a audiência mostrado dados que assustam. Só o VLT desmatou 2.386 árvores e apenas 120 foram replantadas. Contou também que segundo o último Censo do IBGE, Cuiabá tem apenas 39,6% de casas com árvores por perto, perdendo para a maioria das capitais. Campo Grande desponta com 96,3%.

Na audiência, foi compreendido que já existe legislação na esfera Federal, Estadual e Municipal. As Leis estão aí, o que precisa ser feito e colocá-las em prática, é necessário que elas sejam cumpridas, como bem argumentou a ativista ambiental, Marigema.

Vicente Falcão, da ONG Ação Verde, apresentou um programa de monitoramento através de geocloud, para proteção e manejo das árvores de vias urbanas. Uma ferramenta que pode colaborar muito para que os órgãos competentes tenham maior controle das vias verdes existentes.

As Mulheres do PV fizeram um importante apontamento sobre a descentralização dos parques, e pediram que se pensasse mais em parques que fossem de mais fácil acesso para moradores de bairros periféricos.

O Secretário Stopa e o Sr. Vicente Falcão, apontaram que é necessário planejamento, para que haja melhor condução de ações e projetos que visem a arborização urbana da capital. É preciso planejar e colocar em prática, com ações de efeito a médio e longo prazo para que no futuro próximo possamos ter de volta nossa cidade verde.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114