Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 05 de maio de 2017, 17h59

Vereadores fazem blitz no Pronto Socorro de Cuiabá


Vereadores de Cuiabá promoveram mais uma Blitz da Saúde nesta sexta-feira (05), a partir das 8 horas, no Pronto Socorro da Capital, a maior unidade de saúde pública de Mato Grosso. O principal objetivo dos parlamentares foi checar as condições de idosos internados e também de pacientes que aguardam por cirurgia.

Os parlamentares disseram que vão elaborar um relatório para ser enviado ao Executivo Municipal apontando o que foi constatado e propondo medidas, visando implementar melhorias naquela unidade.

Segundo o vereador Toninho de Souza (PSD), um dos articuladores da blitz, “são aproximadamente 40 idosos internados. Alguns medicados, mas existem alguns em situação de abandono ou de exclusão familiar, que são aqueles que os familiares decidem, propositalmente, retirar do círculo de convivência”. São os que mais preocupam, em função de não possuírem apoio nem lugar para retornar.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Ricardo Saad (PSDB), que é médico, ressaltou que percebe a saúde estagnada no mesmo patamar de anos atrás. “Metade dos pacientes deste pronto socorro é de responsabilidade do Estado”, disse criticando em seguida a política de distribuição de ambulâncias para as prefeituras do interior que, com isso, veem como solução o encaminhamento de pacientes para a Capital.

Saad afirmou, no entanto, que não é contra o atendimento a todos que procuram socorro em Cuiabá, “mas o paciente não pode ser jogado, ele tem que vir através de uma central de regulação. Onde é feito a colheita de informação sobre o paciente, até para ser encaminhado para um destino certo, depois de realizado o atendimento”.

Essa situação, por sinal, é uma das que mais causam dificuldade para a administração. Acarretando, inclusive, problemas no planejamento e até mesmo falta de material de trabalho.

Profissionais do pronto socorro estimam que a rede de atendimento necessite de pelo menos 300 leitos, mas hoje conta com apenas 64. O resultado dessa defasagem é que “estamos trabalhando com lotação máxima constantemente”, observou a Responsável Técnica Enfermeira Lígia Cristina Arfeli, há 14 anos trabalhando no pronto socorro.

Para superar esses transtornos a nova diretoria, empossada juntamente com o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), vem implementando uma reestruturação física – na medida do possível, com readequação de salas e outros espaços – e, principalmente, administrativa.

Câmara trabalhando em conjunto

Nem todos os vereadores que participaram da blitz hoje são membros da Comissão Permanente de Saúde, mas fizeram questão de somar forças em busca de melhorias para Cuiabá. O vereador Wilson Kero kero (PSL) enfatizou “que sabemos que não temos condições de resolver tudo, mas vamos colher dados e sentar com o Prefeito e ver o que podemos fazer”.

Outro que também participou, o vereador Misael Galvão (PSB), ressaltou que todos os vereadores têm trabalhado com o objetivo de melhorar a saúde na Capital. “Esta blitz é importante para conhecermos a realidade. É parte de um trabalho constante de fiscalização que os vereadores fazem. Assim, coletamos elementos para cobrar providências do Executivo, mas também temos condições de levar sugestões, até porque sabemos o Prefeito está fazendo um planejamento para este quadro”.

O vereador Toninho de Souza (PSD) adiantou que uma das propostas é “destinar para o idoso uma ala específica, que poderia ser o quarto andar do PS”. Ele disse que recebeu uma denúncia sobre as dificuldades encontradas. “ Desde que me deparei com esta triste realidade, venho me empenhando em encontrar uma solução. Já conversei com o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), para buscarmos uma saída para amenizar a dor e o sofrimento dessas pessoas da terceira idade”.

Em razão dessa conversa o parlamentar pessedista espera que essas questões venham a ser solucionadas nos próximos dias. O vereador acrescentou que “em torno de 600 pessoas estão na fila de espera do Hospital São Benedito, mais de 2000 esperam na Central de Regulação do Município, e ainda temos os internados aguardando por cirurgia ortopédica. E pedimos urgência, porque desde janeiro essas cirurgias não estão sendo realizadas”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114