Cuiabá | MT 23/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 09 de maio de 2017, 05h37

Cuiabá sedia 8º Seminário de energia entre os dias 22 e 24


Com o tema "Ideias sustentáveis e eficiência energética", Cuiabá sedia o 8º Seminário de Energia entre os dias 22 e 24 de maio, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). O evento reunirá representantes de entidades, empresários do setor industrial, autoridades e a sociedade em geral para debater os principais temas ligados à sustentabilidade, inovação, comercialização e a vocação da matriz elétrica de Mato Grosso.

A cerimônia de abertura do seminário será no dia 22/05, às 19h30, com palestra Magna do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, sobre "As ações do governo federal de incentivo às energias renováveis". Os presidentes do Sistema Fiemt e Sindenergia, Jandir Milan e José Mesquita (respectivamente), darão as boas vindas aos convidados. Na ocasião, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Ivo Dorileo, fará a entrega do Balanço Energético de Mato Grosso. O evento terá ainda a presença do governador do Estado, Pedro Taques, e do deputado federal Fábio Garcia.

No dia 23/05, o credenciamento começa às 08h. A primeira palestra começa às 08h30, com o advogado especialista em direito ambiental, Werner Grau Neto, que abordará os efeitos positivos e negativos de empreendimentos hidroelétricos. Em seguida, às 09h20, o consultor em desenvolvimento sustentável do Instituto Acende Brasil, Alexandre Uhlig, ministrará palestra sobre os custos socioambientais nas hidroelétricas. Às 10h30, o vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, irá palestrar sobre desenvolvimento e preservação. De 11h20 às12h será realizada uma mesa-redonda para discutir os temas apresentados.

No período da tarde, o seminário recomeça às 14h com a palestra "Grafeno e seus derivados: inovação e futuras prospecções", com o professor doutor Mauro Cesar Terence, da Universidade Mackenzie. Às 14h50, o assunto discutido será o desenvolvimento econômico nos municípios com hidroelétricas, com o superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Helvio Neves Guerra. O tema eficiência energética como indutora da competitividade na indústria será abordado às 16h pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Estratégico (SBPE), Afonso Henrique Moreira Santos. As atividades encerram às 18h com uma mesa redonda.

No último dia, serão realizados minicursos simultâneos sobre diferentes temas. Às 8h, o engenheiro eletricista, especialista em fontes renováveis, Fábio Sales Dias orientará os participantes sobre "Segurança de Barragens" e o professor Ivo Leandro Dorileo irá explanar sobre "Eficiência energética - gestão de consumo na indústria". Às 10h15, para finalizar as atividades da manhã, a diretora presidente da Energisa Comercializadora, Alessandra Amaral, ministrará minicurso sobre "Comercialização de Energia".

O 8º Seminário de Energia termina com visita técnica dos participantes à Usina Hidrelétrica de Manso. De acordo com o presidente do Sindenergia, José Mesquita, o seminário é um evento consagrado, com visibilidade nacional que discute temas de interesse de toda a sociedade brasileira. "Nossa matriz energética é 90% hídrica, por isso a importância de informar à sociedade sobre o setor e mostrar o quanto é sustentável, eficiente e renovável".

Para participar do evento é preciso se inscrever com antecedência, pois as vagas são limitas.

Inscrições aqui 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114