Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 09 de maio de 2017, 18h51

Servidor do PS de Cuiabá é preso com maconha em ação do Jornada Voluntária


Um servidor contratado do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá foi preso na manhã de hoje portando quantidade significativa de uma substância análoga à maconha. Após a apreensão do material, o mesmo foi detido e encaminhado para o SISC Planalto, além de sofrer demissão por justa causa. A ação foi possível através do trabalho da força tática instaurada pelo projeto municipal Jornada Voluntária, que acionou a guarnição da Polícia Militar responsável por garantir a segurança do Pronto Socorro.

Trabalho preventivo de segurança mostra resultados

 

“Nossa equipe já tem trabalhado arduamente para mudar a atual situação do Pronto Socorro, melhorando o controle de entrada e saída de pessoas, certificando que haja identificações para todos aqueles que circulam no perímetro. O trabalho é gradativo, mas seus efeitos já estão sendo sentidos. Queremos coibir todos os tipos de irregularidades e já estamos fazendo um levantamento do local para diagnosticar quais os problemas relacionados à segurança e de que forma podemos operar ostensivamente, permitindo que o hospital se torne um ambiente mais adequado tanto para nossos servidores, como para os pacientes e seus familiares. Hoje é apenas um dos primeiros resultados de um trabalho constante que renderá muitas outras vitórias para a população cuiabana”, afirmou Leovaldo Salles, secretário municipal de Ordem Pública.

A constatação da ilegalidade foi realizada durante uma das frequentes rondas dos policiais no hospital. Ao sinalizarem uma movimentação suspeita entre o servidor em questão e um paciente – que já recebeu reclamações por seu comportamento no período noturno –, foi feita a abordagem e a verificação da presença da substância ilegal. Outro aspecto que resultou nesta ação foi a análise da guarnição em relação ao horário em que o servidor se encontrava no local de trabalho.

“Como nossas equipes têm feito este levantamento observacional do Pronto Socorro, os atributos organizacionais e estruturais da unidade estão sendo minuciosamente acompanhados e foi comprovado que o servidor, que exerce a função de carregador de maca, só opera no período noturno. Sua presença no horário matutino e sua chegada por um local alternativo – e não pela entrada principal –, mediante tais circunstâncias suspeitas, geraram dúvidas imediatas nos policiais, que atuaram no momento exato, coibindo qualquer consequência futura”, afirmou Noelson Carlos Dias, secretário-adjunto de Fiscalização.

Para a médica Zamara Brandão Ribeiro, infectologista do Pronto Socorro desde 2004, esta é a primeira vez que uma gestão se posiciona genuinamente em favor da segurança do Pronto Socorro. Segundo a servidora, a sensação de tranquilidade está começando a fazer parte da rotina de todos, aspecto até então desconhecido para profissionais e munícipes habituados a frequentar o hospital.

“Hoje temos uma retaguarda, uma proteção que nos da confiança e paz para exercermos nossas funções. Estávamos tão habituados a ter sobrecarga de funções, dividindo nosso tempo entre a saúde do paciente e todas as demais circunstâncias, que já não sabíamos o que significava concentrarmos apenas na vida daqueles que precisam. Com o intenso trabalho do projeto Jornada Voluntária, a situação tem mudado aqui. Sabemos que todas as transformações são gradativas, mas pela primeira vez eu sinto como médica e servidora municipal que há um investimento humanizado, que tem surtido efeitos muito positivos”, concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114