Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 14 de maio de 2017, 08h03

Etapas regionais antecedem a 12 ª Conferência Municipal de Saúde


Começam no próximo dia 27, as etapas regionais que antecedem a 12ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 12, 13 e 14 de julho, e que terá como tema central “Pela manutenção dos Direitos Sociais e contra o desmonte do SUS”. O objetivo das etapas regionais é colher subsídios e propostas para a Conferência Municipal, a partir dos debates envolvendo os usuários e trabalhadores do SUS, gestores e prestadores de serviço. As pré-conferências serão realizadas nas regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e área rural.

A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaina Penha Vitor da Silva explicou que a 12ª Conferencia Municipal de Saúde conta com etapas de mobilização, formação e realização de duas etapas para elaboração, votação e acompanhamento de propostas.

Na etapa regional serão realizadas oito Conferências nas Regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e quatro na área rural – Distrito da Guia, Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes e Rio dos Couros.

As Conferências Regionais são abertas à participação de usuários, trabalhadores, gestores, prestadores de serviços e outras instituições para discutir diferentes interesses dos grupos envolvidos, emergindo daí a vontade política que deve influenciar a agenda pública. Nessas Conferencias serão eleitos os delegados para a etapa Municipal.

“Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na pratica da avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde com a participação de todos os segmentos e controle social em todas as etapas da Conferencia”, destacou Janaina Penha.

Visando essa participação, a SMS de Cuiabá e o Conselho Municipal de Saúde vem desde o inicio do ano fazendo um trabalho de sensibilização e fortalecimento dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde, que resultou na implantação e reestruturação de 46 Conselhos Gestores de Saúde, nas as quatro Regionais e área rural.

Eixos de discussão

Todas as discussões tanto na etapa regional como municipal da Conferencia serão norteadas por três eixos temáticos, o fortalecimento e ampliação da participação social, onde serão discutidas questões ligadas a participação social e a garantia do direito à Saúde; o modelo de atenção, que irá concentrar questões ligadas à garantia e melhoria do acesso e organização dos serviços de saúde e, no terceiro eixo, a gestão do SUS, que irá reunir temas ligados ao planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e da Educação em Saúde.

“Tudo o que for discutido nas etapas regionais ficará como legado tanto para a Conferência Municipal como, posteriormente, para as Conferências Estadual e Nacional, em um processo de construção de um SUS melhor para todos”, destacou Janaina Penha.

Locais e horários

As pré-conferências ou conferencias regionais começam no dia 27 de maio e terminam no dia 24 de junho.

Conferencias Regionais

Dia 27/05 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Sul - Escola de Saúde Pública, Avenida Adaulto Botelho, nº 552, bairro Coophema

Dia 03/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Oeste – Universidade de Cuiabá/Campus UNIC Barão, Rua Barão de Melgaço, nº 222, bairro Porto

Dia 07/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Rio dos Peixes - Escola Estevão Alves Correia, Rodovia Emanuel Pinheiro, KM 22, Rio dos Peixes

Dia 08/06 (quinta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Guia/Aguaçu, rua Nossa Senhora da Guia, s/nº (próximo ao Cemitério)

Dia 10/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Leste – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Cuiabá), Rua Major Gama, nº 600, Centro Sul

Dia 14/06 (quarta-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Coxipó do Ouro - Centro Comunitário Coxipó do Ouro, avenida Principal s/nº, Praça do Rosário

Dia 20/06 (terça-feira), das 07:30 às 10:30 horas – Etapa Rural Sul – Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago)

Dia 24/06 (sábado), das 08:00 às 18:00 horas – Regional Norte – Escola Dione augusta Silva Souza, avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114