Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 11 de maio de 2017, 18h15

Abilio Junior defende categoria de profissionais da Atenção Básica de Saúde


O vereador Abilio Junior (PSC) defendeu a categoria de profissionais da Atenção Básica de Saúde de Cuiabá, que está ameaçada de sofrer uma corte de gratificação, que poderá acarretar em perda salarial líquido de 60%, conforme representantes da classe. Pois, segundo a categoria, uma minuta de projeto de lei que prevê mudanças no processo de gratificação repassado atualmente aos profissionais da Atenção Básica deverá ser encaminhada pela Prefeitura de Cuiabá para aprovação junto à Câmara de Vereadores.

“Acho justo que haja uma condição de meritocracia para remuneração dos profissionais da Atenção Básica, em especial os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Mas, antes de fazer isso, vejo que deve haver melhores condições de trabalho para que eles possam alcançar esses resultados. Só acho que jogar nas costas desses profissionais a redução do benefício salarial, sem que essa melhoria ocorra, é prejudicar quem mais ajuda lá na ponta”, disse Abilio.
A enfermeira Catarina Célia de Araújo, que atua no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Renascer, explicou ainda, que, com a execução da menuta, a gratificação seria repassada apenas aos enfermeiros, por meio de metas, que seria o ‘Prêmio Saúde’.

“As equipes de PSFs não são compostas somente por enfermeiros. Há todo um corpo técnico, formado por médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem e outros profissionais da área de saúde. Primeiro, não é justo sofrermos uma redução de aproximadamente 60% na nossa renda mensal líquida. Segundo, já que eles querem implantar metas, que nos dê condições para isso e, mais, que contemple todo profissional que atende a rede básica de saúde”, ponderou Catarina, ao salientar que muitos desses profissionais adquirem materiais e insumos de saúde (luva, álcool, gases, etc) com recursos próprios.

Nessa terça-feira (09-05), um grupo de aproximadamente 50 trabalhadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, esteve presente na Casa de Leis para pedir apoio aos parlamentares.

“O Abilio foi um dos primeiros a conhecer a problemática. Por ser um rapaz jovem na política, vemos que ele está lutando para enfrentar essa questão, tornando um vereador independente, mostrando para nossa categoria e toda população uma postura ímpar, de caráter”, disse Catarina, ao presenciar a sugestão dada pelo vereador a categoria, de elaborar uma carta que deverá ser entregue para coleta de assinatura dos demais vereadores que realmente estiverem em defesa dos direitos desses profissionais.

Além de Abilio, também se colocou em favor da causa o vereador Chico 2000 (PR), além de outros que sinalizaram em defesa da categoria. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114