» mais
Comentar           Imprimir
Cidade
Segunda, 15 de maio de 2017, 22h09

Prefeitura faz campanha para chamar atenção sobre trânsito consciente


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o secretário de Mobilidade Urbana Antenor Figueiredo lançaram nesta segunda-feira, 15, no Salão Nobre, a campanha “Maio Amarelo”, que visa gerar ações educativas que envolvam a população cuiabana para tornar o trânsito mais seguro e, consequentemente, ter uma cidade mais humanizada.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidente de trânsito e com o objetivo de criar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Em Mato Grosso, Maio Amarelo foi estabelecido pela Lei nº 10.415, sancionada em 26 de julho de 2016, de autoria do então deputado estadual Emanuel Pinheiro. Agora, a frente da prefeitura decidiu aplicá-la, na sua totalidade.

A campanha, que é fruto de um indicativo mundial, busca promover a paz no trânsito, através da conscientização e orientação, com foco para melhoria do trânsito da Capital. Tendo em vista, que em Cuiabá circula cerca de 400 mil veículos diariamente, além de milhares de pedestres pelas ruas.

Para o prefeito, a única forma de se chegar a esta pacificação é respeitando as Leis de Trânsito, como por exemplo, não estacionar em lugar proibido, não ultrapassar os semáforos, motociclista não deixar de usar capacete, e jamais dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Ele ainda reforça que ações de cidadania e humanização deverão ser cada vez mais constantes pela cidade, respeitando as suas prioridades.

“Existem situações que são necessárias que o prefeito, como líder, tenha que intervir e conscientizar o cidadão das suas responsabilidades. Eu vou fazer a minha parte e espero que o cidadão faça a sua. Esta é uma campanha que busca a conscientização pela vida, evitando traumas às famílias. E nós vamos usar de todos os meios de comunicação necessários para intensificar essas informações, para que possamos intensificar nos demais meses do ano”, frisou o prefeito.

Segundo ele, dentro de duas semanas será lançada outra campanha que irá fortalecer ainda mais as questões do trânsito, que é o projeto “Faixa Cidadã”, que a princípio será instalado na porta das escolas e nas principais avenidas próximas das escolas. A intenção é colocar em evidência o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: escolas, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para que efetivamente o tema seja discutido.

De acordo com o secretário Antenor Figueiredo, existe uma série de atividades programadas, desde blitze educativas, informativos aos pedestres, palestras para empresas e também, a conscientização envolvendo crianças, por meio do programa Agente Mirim nas escolas, e os idosos.

“Nosso objetivo é conscientizar a o cidadão para que possamos ter um transito mais tranquilo e eficaz. Vamos trabalhar muito para que ele funcione em toda a sua amplitude. Devemos investir na informação para que possamos atingir nosso objetivo e que no futuro tenhamos o trânsito que todos nós queremos”, completou o secretário.

A coordenação educativa do Maio Amarelo se antecipou na semana passada e realizou a primeira ação da campanha, aproveitando o Dia das Mães, para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da cadeirinha para as crianças.

 

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114