Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 17 de maio de 2017, 11h43

Crianças com dislexia participam de projeto promovido por shopping da capital


Distúrbios de aprendizagem são geralmente detectados devido ao baixo rendimento escolar. Um deles é a Dislexia, que possui sinais claros e perceptíveis com origem neurobiológica caracterizada pela dificuldade de compreender, interpretar e memorizar conhecimentos por meio da leitura. Esses obstáculos normalmente resultam em um atraso na aquisição da fala e percepção fonética.

Esse distúrbio é mais comum do que imaginamos. Cerca de 10% da população mundial, desconsiderando cultura, classe social ou gênero, é afetada pela Dislexia. Alguns famosos como os atores Tom Cruise e Whoopi Goldberg, a cantora Cher, a escritora Agatha Christie e o físico Albert Einstein, são disléxicos.

De acordo com a presidente do associação Dislexia MT, Gabrielle Coury, muitas vezes essas pessoas são vistas com preconceito. "Elas são muito inteligentes, mas possuem dificuldade de aprender da mesma forma que as outras pessoas. Muitas vezes são até vítimas de bullyng na escola".

Gabrielle também é mãe da Malu, que mesmo passando por vários profissionais, somente em 2013 descobriu que a filha possuía o distúrbio. E para ajudar os jovens e suas famílias nesse processo de descobertas, o Dislexia MT vem promovendo e participando de atividades para disseminar informações sobre o distúrbio, que ainda é pouco conhecido entre a população.

Nesta quarta-feira (17), integrantes da associação, entre crianças e familiares, participarão da ação social Presente Sempre, idealizado pelo Goiabeiras Shopping. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes de Cuiabá e região, proporcionando um dia de lazer com atividades recreativas, refeições, cinema e transporte gratuito. "Essa é uma oportunidade de termos maior visibilidade diante da sociedade", comemora Gabrielle.

Para a gerente de marketing do shopping, Tássia de Carvalho, o projeto surgiu da premissa de estar presente na vida das pessoas e fazer a diferença. " A ação Presente Sempre é realizada uma vez por mês no shopping. E a cada visita que recebemos é uma emoção diferente e aquele sentimento de dever cumprido. Já recebemos as crianças do projeto Arte Cidadã e da Associação de Amigos do Autista" comenta. O passeio no shopping acontece durante toda a quarta-feira, a partir das 11h.

Já na próxima semana, nos dias 24 e 25 de maio, o grupo Dislexia MT estará contribuindo para a realização do II Simpósio Sobre Dislexia em MT, promovido pela Assembleia Legislativa de MT, que irá debater diversas questões que envolvem o distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de leitura, escrita e soletração da criança, com maior incidência nas salas de aula. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114