Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 12 de junho de 2017, 14h06

Pacientes de hemodiálise são beneficiados com serviço de transporte


.

O Serviço de Transporte de Pacientes Portadores de Insuficiência Renal Crônica disponibilizado pela Diretoria de Atenção Secundária de Cuiabá atende hoje 110 pacientes em tratamento de hemodiálise. O serviço é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Cuiabá e clínicas particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano, o serviço foi reestruturado, segundo a diretora de Atenção Secundária da SMS de Cuiabá, Dúbia Campos, visando atender melhor e de forma mais eficiente e humanizada os pacientes. “Existia uma necessidade de reorganização do fluxo interno dos processos de solicitação desse serviço devido o aumento da demanda e, para que pudéssemos atender com mais eficiência os portadores de Insuficiência Renal Crônica em tratamento por hemodiálise, com mobilidade reduzida”, esclareceu.

Dúbia Campos explicou que o serviço é utilizado exclusivamente para atender aos pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica em tratamento de hemodiálise, não podendo ser utilizado para outros fins.

Em Cuiabá, a demanda pelo serviço de transporte vem aumentando a cada mês e para que os pacientes não sejam prejudicados e visando atender a esse número crescente solicitações, a Secretaria realizou a contratação de mais um profissional motorista.

“Estamos conseguindo suprir a necessidade da população e não temos mais uma demanda reprimida como estava ocorrendo em 2016, quando tínhamos um número reduzido de profissionais e veículos”, comentou a diretora.

“Hoje temos no serviço de transporte cinco profissionais motoristas, dois veículos tipo VAN com 12 lugares e um veículo tipo micro-ônibus com 22 lugares. A distribuição do serviço é realizada por meio de turnos nas clínicas (sendo 3 turnos), e por rota e, com essa reorganização e aumento da frota conseguimos duplicar o atendimento”, explicou.

Os turnos são divididos das 06h00 às 10h, 1º turno; das 10h00 às 14h00, 2º turno e das 14h00 às 18h00, 3º turno.

Dúbia Campos contou que todo o trabalho é articulado com as clínicas e o motorista para que as solicitações possam ser atendidas de forma organizada e humanizada e de acordo com as necessidades dos pacientes.

Para que o usuário solicite o serviço de transporte, ele mesmo ou um responsável deve procurar a Ouvidoria do Município onde dará entrada no requerimento acompanhado do Atestado de Saúde emitido pelo médico responsável pelo tratamento do paciente em CID 10; documento de identidade, CPF; comprovante de residência e comprovante de renda familiar.

O processo é então encaminhado para a equipe multiprofissional da Diretoria de Atenção Secundária. Essa equipe entra em contato com o paciente e agenda uma visita domiciliar para avaliação dos critérios estabelecidos em portaria para a utilização do transporte.

Ao final da visita, o profissional emite um parecer técnico que é encaminhado à Ouvidoria Municipal, responsável por finalizar os trâmites para inclusão do paciente no serviço.

A portaria estabelece como critérios para garantir do serviço especializado a condição socioeconômica, renda familiar, dificuldade de locomoção, o usuário ser residente em Cuiabá há pelo menos 90 dias e realizar tratamento nas clinicas de nefrologia da cidade.

A proposta da Diretoria de Atenção Secundária é que para o segundo semestre, com a aquisição de mais um veículo, o serviço seja ampliado e possa atender a mais usuários.

Para informações sobre o Transporte de Pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica, o usuário pode procurar a Ouvidoria do/SUS em Cuiabá pelo telefone 3617 7306 ou a Diretoria de Atenção Secundária, pelo telefone 3617 7394. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114