Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 12 de junho de 2017, 17h52

Sargento Joelson faz Roda de Conversa em creche do Areão


Os servidores da Creche Municipal Lucila Ferreira Fortes, localizada no bairro Areão, em Cuiabá, participaram do projeto Roda de Conversa com o vereador Sargento Joelson (PSC) e usaram a oportunidade para debater sobre condições de trabalho, valorização dos profissionais e também sobre o projeto Hora Estendida.

“Nós estamos aqui para estabelecer um canal de comunicação com os servidores das creches, para uma conversa aberta e democrática. Esse é o propósito da Roda de Conversa, ouvir vocês e contribuir para o fortalecimento da categoria”, justificou o vereador ao abrir o debate.

Dentre os pontos destacados pela direção da creche, pelos Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs) e demais servidores, esteve a questão da estrutura física do local. O cômodos acomodam até 30 crianças e não possuem aparelho de ar-condicionado, apenas ventiladores de teto.

Outra questão apontada foi em relação ao piso da creche. Há pequenos buracos em vários pontos e que podem colocam em risco as crianças.

A qualidade da merenda escolar também foi abordada. Segundo os servidores, tem dias que há apenas leite batido com bolacha, o que não representa uma refeição saudável para as crianças, segundo eles. Uma TDI chegou a dizer que às vezes tem que dividir uma pera em quatro pedaços para servir aos pequenos.

Hora Estendida

O projeto Hora Estendida lançado que está em fase experimental em Cuiabá, idealizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), continua sendo motivo de grande preocupação por parte dos TDIs.

O assunto voltou à pauta na Roda de Conversa promovida pelo SargentoJoelson na Creche Municipal Lucila Ferreira Fortes, onde os técnicos falaram com bastante propriedade sobre as consequências que podem gerar à criança por ficar durante muito tempo longe dos pais.

A TDI Jaqueline Lei foi enfática ao observar que a Hora Estendida transfere toda a responsabilidade dos pais para as crianças.

“A gente percebe que falta há de carinho e atenção, até mesmo o cuidado necessário do pai levar no médico seu filho. Inclusive no dia de folga os pais deixam os filhos na creche. A gente é obrigado a receber a criança porque isso é um direito dela, mas e onde está o direito da criança de conviver com os pais”, questionou.

Os técnicos observaram a importância do vínculo afetivo dos pais com os filhos e, na falta dele, a criança pode ter seu desenvolvimento prejudicado. “É da convivência que nasce o amor. Uma criança que passa 13 horas longe dos pais, que vai em casa apenas para dormi, é uma forte candidata a, no futuro, deixar seus pais em um asilo”, alertou outra técnica.

O Sargento Joelson, acompanhado de sua equipe, anotou todas as demandas e informou que deve sugerir a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre o projeto Hora Estendida sempre com foco no bem-estar das crianças.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114